sábado, 17 de abril de 2010

Freeware ou licença grátis...

Volvidos tantos anos após o lançamento das primeira aplicações, e muita gente ainda confunde o grátis com o meio-grátis. Afinal o que é grátis?  É a música que vou sacar ao site pirata sem que me peçam dinheiro? É o software que vou buscar ao site oficial sem exigirem nada? Alguns pensam ainda que por estar disponível num site, não são piratas, uma vez que limitam-se a fazer o download para o computador pessoal. Vamos esclarecer que todo e qualquer software (aplicação ou jogo) e todo e qualquer conteúdo multimédia (música ou filme) estão sujeitos a licenças. Os filmes e as músicas, salvo raríssimas excepções (trailers ou amostras) são sempre sujeitos a pagamento e é proibida a sua cópia ou reprodução pública. As licenças de software dividem-se em várias categorias, as que não implicam pagamento ao autor (freeware, opensource, GNU), as que implicam o pagamento após o período de teste ou instalação (shareware) e as que implicam o pagamento ou licença no acto da instalação (commercial software). Existem ainda excepções que separam o tipo de utilizador, se pessoal ou profissional. A maior parte dos antivírus grátis, só o são para utilizadores pessoais, conforme mencionado nas condições ou acordo de instalação que ninguém lê. O OpenOffice por exemplo, é grátis para particulares e empresas. Na imagem deste post, temos 3 aplicações que basicamente fazem a mesma coisa (compactar/descompactar) e legalmente possuem licenças diferentes; o Izarc é grátis, o Winzip é grátis durante 30 dias (período de teste ou avaliação) e o PowerArchiver obriga á compra e introdução de Serial Number. Tenha em atenção que não podemos deitar a mão a tudo o que está por aí. Corre-se o risco, no caso das empresas, de ser fiscalizado e incorrer na prática de pirataria, punível com prisão.

2 comentários:

Anónimo disse...

É sem duvida uma informação importante, principalmente para quem ainda não a conhecia, mas não menos importante era conhecer o tipo de licença dos vários programas que aqui são sugeridos, que nem sempre são indicadas. Pensem nisso... e já agora, obrigado pelo rico conteúdo com que nos brindam.

Vitor M.C.Neves disse...

Todas as aplicações aqui publicadas são freeware ou GNU/GPL ou opensource.
Salvo rara excepção, assinalada, é necessário um registo para receber licença. Deve sempre tomar-se em atenção os termos/condições ao aceitar a instalação. Disfrutem e apoiem o software livre...