quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Jogar para distrair...

Neste final de ano cheio de previsões apocalipticas e outras de futuro incerto, gostaria que fizessem um balanço positivo a 2012 e tivessem motivos para descontrair um pouco... (o mundo não acabou mas o ano acaba, de certeza absoluta!!!). Mesmo não sendo um viciado em jogos, acho que podem ajudar a relaxar e descomprimir as preocupações; trago-vos um clássico jogo de arcade e um outro para os mais pacientes. Por instantes esqueçam os maus momentos, a crise, a troika e o buraco em que nos enfiaram...
Bom final de ano e votos de um 2013 cheio de esperança e saúde.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Uma nuvem portuguesa...CloudPT


A Portugal Telecom acaba de entrar no "clube" da nuvem ao disponibilizar 16Gb de  alojamento grátis. O serviço é em tudo muito similar aos concorrentes, nas nesta fase de arranque o serviço é para os que já receberam convite. A aplicação pode ser descarregada no link abaixo, mas para já resta-nos "sugerir" no site a vontade em aderir (inserir email depois de clicar em CRIAR CONTA). Segurança, simplicidade e compatibilidade com todas as plataformas, somando os generosos 16Gb são fundamentos importantes para o sucesso do serviço da PT. Esta nuvem paira algures pela Covilhã mas estará à vista dos utilizadores em qualquer dispositivo, em qualquer parte do mundo. 
 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Snapdraw... criar efeitos e editar imagens

Da Eslováquia para todos os que quiserem criar efeitos ou editar imagens; este Snapdraw possui funções verdadeiramente fabulosas como efeitos 3D, reflexos e rotação, transparências, anotações, etc. Uma simples imagem,  pode ser convertida em poucos segundos num trabalho apelativo e surprendente. Aproveitem se usam imagens para publicação online, criação de catálogos, slideshows, etc.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Gasóleo é todo igual ???...

A Deco procedeu a um estudo/comprovação sobre a verdadeira "força" do gasóleo aditivado da Galp. Com 4 carros novos, todos iguais, pilotados por profissionais no Autódromo do Estoril, fizeram 12000km cada; o resultado pode ser consultado em http://www.igualaolitro.pt/ e as dúvidas de alguns estão definitivamente confirmadas: não existe diferença nenhuma entre gasóleo Geforce, gasóleo Hi-energy, gasóleo Jumbo e gasóleo Intermarché (excepto no preço, na cor e na... publicidade). A Deco procedeu á desmontagem dos 4 motores e mandou peças fulcrais ao fabricante para análise minuciosa. Resultado: não exstem provas ou conclusão evidente, de que um ou outro gasóleo proteja mais ou provoque melhor rendimento... Conclusão: que merece uma empresa que anuncia um produto "especial de corrida" mais caro que os concorrentes e com "ganhos" de potência,  consumo  e protecção extra? MERECE SIMPLESMENTE A DESCONFIANÇA DOS CLIENTES, MERECE SER RESPONSABILIZADO E  NÃO ME MERECE MAIS PARA VENDER COMBUSTÍVEIS.

Se achar bem pode juntar-se á petição no site acima ou se preferir, subscrever petição no 800 203 370 

sábado, 24 de novembro de 2012

Aprender linguas estrangeiras online


Serve este pequeno vídeo, para vos proporcionar o acesso a um sistema de aprendizagem de idiomas; no site do busuu podem fazer o registo e começar de imediato (cursos de linguas da Europa, Chinês, Japonês ou Árabe). Após o 1º acesso, será sugerido um "upgrade" com opções extra; sugiro a versão gratuita para começar e depois de aprenderem umas coisas, avaliem se compensa pagar os 16 € /mês ou 70 € / ano. Neste sistema aprende-se por níveis, com audio, com exercicios, com interacção entre utilizadores, chat, etc. A aprendizagem faz-se por objectivos e desafios que se traduzem num jogo ao estilo "farmeville" com conquista de objectos e plantação de jardim/floresta. Os módulos são: Alfabeto, Principiante A1 e A2, Intermedio B1 e B2, Linguagem de viagens, etc. Nota.: O Busuu é um dialecto muito antigo dos Camarões falado por apenas 8 pessoas.


Clicar aqui para fazer o registo...

domingo, 18 de novembro de 2012

Criar toques para telemovel...

Os toques (ringtones) dos dispositivos móveis, começaram por notas básicas e insípidas e evoluiram para tons,  mais ou menos parecidos com os sons dos jogos antigos. Hoje os toques são melódicos e ricos em variantes musicais, mas porque não criar toques com a música que mais gosto, sem ter que pagar ?
A Musetips criou uma aplicação fabulosa para os que gostavam de transformar "aquela" musiquinha num ringtone, com a duração que quiserem e exactamente no tempo que mais gostam. Pick, Cut and Get são os 3 passos para obter um toque.  Não passem pela má experiência de procurarem na web o ringtone do Tony Carreira ou da Diana Krall; depois de saltarem de site em site, com publicidades e adwares á mistura o tão esperado toque não existe em lado nenhum. Divirtam-se e carreguem no telelé toques personalizados.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A "refundação" ou constatação da má situação...

Serve este modesto post (ou comentário), para abordar o actual estado deste país à beira mar encalhado e, simultaneamente estabelecer um paralelo entre a Criação do Mundo de Michelangelo e o trabalho do governo. A obra é uma das maiores de sempre na área da pintura, na Capela Sistina, principalmente nos tectos. O mestre Michelangelo foi obrigado pelo papa Julius II a fazer um trabalho de pintura, quando a sua verdadeira especialidade era a escultura; um dos requisitos era a obrigatoriedade de figurarem os 12 apóstolos. Contrariado mas empenhado em deixar obra única, o mestre excedeu-se e criou um complicado conjunto de cenas com símbolos, códigos e mensagens ocultas nas pinturas das 300 figuras.  O nosso governo, obrigado a cumprir um "memorando" faz algo parecido com a troika (FMI, CE e BCE) ao exceder-se no cumprimento dos requisitos; numa tentativa de provar empenho e eficiência, faz uso de técnicas e programas que resultam em teoria mas falham na prática. O quadro pintado de tons cinza e negro ultrapassa todas as expectativas (do artista e de quem encomendou a obra). Passos Coelho (artista principal) defende uma "refundação" como verdadeiro "Acto da Criação" para dar vida a uma nação que teima em levantar-se; neste quadro de milhões de personagens sobressaem tormentas, tragédias e sacrifícios com pormenores de pasmar. Se em Roma milhares se juntam e faz-se fila para apreciar a obra prima, por cá vive-se o oposto com milhares a estragar a pintura do governo, com as greves e contestação de rua. A obra do mestre italiano foi apresentada neste dia há 500 anos, quando Portugal fazia verdadeira história e dava novos mundos ao mundo. Para esquecer por momentos o drama de um país, desfrutem este feriado pela ultima vez e apreciem a grandiosidade e o talento presentes na capela que é uma réplica do palácio do Rei Salomão. A visita é grátis e interactiva.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Usar a "nuvem" para guardar e/ou partilhar...

Muitos me perguntam... que nuvem é esta e para onde vão os documentos? O conceito de nuvem ou "cloud" é uma técnica já madura e testada por muitas empresas de alojamento de dados; este conceito de aceder e/ou partilhar dados é tão velho como a web, a forma como se guardam os dados é que mudou bastante. Com a virtualização e a descentralização dos grandes mainframes e datacenters, os dados voam para a web e podem estar na China ou no Alaska consoante o tráfego e o peso das contas. Simplificando, depois de criar uma conta no CloudMe, o que nos espera? A aplicação cria uma "blue folder" na pasta Documentos e a partir dela tudo se sincroniza; tudo o que lá colocar será enviado para a nuvem (algures na web) e poderá ser partilhado (se quiserem) ou simplesmente acedido no vosso ou noutro computador, num iPhone ou num Android em qualquer local do mundo. A segurança é garantida e a sincronização definida pelo utilizador. Imaginem que o disco ardeu ou o portátil foi roubado... continuamos a dispor dos dados, dos documentos ou dos backup's na nuvem (o acesso pode ser feito em qualquer sítio, com os dados da conta). Esta solução parece-me mais rápida e mais limpa que a velha Dropbox, com um plafond grátis de 3GB e garantia de que os dados "repousam" na Europa.

sábado, 20 de outubro de 2012

Moborobo... ou afinar o Android no PC

Serve esta aplicação para gerir um equipamento Android ou iPhone a partir do computador. Os fabricantes já disponibilizam software para ligação/sincronização entre telefone e PC, mas nada comparado com isto. A gestão é total e eficiente, muito além do simpes backup/restore, com opções de mensagens a partir do computador, gestão de ficheiros multimedia, aplicações, etc. Se já usavam o Mobo para reprodução de audio e/ou video, preparem-se para as novidades: MoboLauncher para personalização do telefone, MoboDaemon para ligação wi-fi com o pc e MoboMarket para busca e instalação de aplicações compatíveis com Android. Tudo sem custos...

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Partition Manager by EaseUS.......update

Serve esta belissima ferramenta para "ajustar" tamanhos de partições. De todas as opções aplicáveis, só não faz o merge  ou a "colagem" de partições (disponível na versão paga). De todo o modo, permite aos utilizadores de S.O. mais antigos (W2K, XP e Vista) encolher ou esticar uma partição; os utilizadores do Windows 7 podem fazer estas alterações nas ferramentas administrativas.
Depois de instalado, o Partition Master Home faz um preview do(s) disco(s) e pode-se deslocar a barra de limite das partições de modo a aumentar/diminuir como desejado, sem o risco de perder dados (o software controla o espaço ocupado e os limites para "resize". Aconselho a fazer-se uma operação de cada vez, mesmo sabendo que podem efectuar-se várias tarefas; a máquina reinicia e procede ás alterações num modo emulado antes de carregar o Windows e confirmar com sucesso o processo de ajustamento.

Clicar AQUI e aguardar uns momentos...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Calcular capacidade em RAID

RAID também é um insecticida... mas aqui vamos abordar o lado informático deste sistema fabuloso que faz a gestão de 2 ou mais discos. RAID (redundant array of independent disks, inicialmente em 1988 dizia-se redundant array of inexpensive disks) é uma tecnologia que permite gerir de forma eficiente o armazenamento de dados em 2 ou mais discos. Apesar de existirem motherboards com RAID integrado, o melhor desempenho obtem-se com controladoras dedicadas (placas que permitem a ligação de vários discos rígidos) e gerem o ARRAY de discos. As vantagens e as desvantagens de uns e outros tipos de RAID depende da finalidade do sistema (desempenho, fiabilidade, tolerância a falhas, etc); o espaço ou capacidade não se resume à soma dos discos (pela reserva/backup de dados ou HD spare).  Existem configurações Raid 5, Raid 6, Raid 50, Raid 60, mas as mais comuns são: 

RAID 0   -  Dois ou mais discos "somam-se" num unico volume.
RAID 1   -  Dois ou mais discos em "espelho" (clonados)
RAID 10 -  Combinação de arrays (RAID 0 com RAID 1)

A aplicação de hoje permite calcular o espaço disponível num array depois de se seleccionar o tipo de configuração e o numero de discos. Bastante util para sistemas de storage. Pode exigir *.Net 4.0



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cortar, converter, rodar, reduzir, renomear, etc...

Esta aplicação que vos trago lida apenas com imagens (ficheiros gráficos) e com ela pode-se reduzir o tamanho das mesmas, aplicar marcas de água, alterar extensões, etc. A vantagem é que o Fast Stone Resizer pode fazer tudo isto em "lote"; podemos aplicar um tamanho personalizado de 800x600 a uma pasta inteira, colocar molduras, etc. Podemos ainda converter imagens para PDF. Simples e muito util para quem faz upload de imagens para a web ou catálogos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Obrigado a todos(as)...

O meu blog atingiu hoje as 50000 visitas com um acesso no Canadá ás 04:45. Desde Agosto de 2009 que procuro informar, aconselhar e sugerir software limpo, simples e sem custos; porque gosto muito de informática (entre outras tantas coisas) vou por aqui deixando sugestões e dicas aos mais "enrascados" e aos que precisam de uma aplicação grátis para usar no computador. Desde o primeiro post fui "afinando" e evoluindo; com experiências e testes ganhei experiência e gosto pelos blogs (já são 6...) mas o mais importante é aprender e partilhar. A título de curiosidade, deixo alguns rankings :
  • Países (42): Portugal, Brasil, Canadá, EUA, etc
  • Browser (47): Firefox, IE, Chrome, etc
  • S.Operativo (12): Windows 7, Windows XP, Outros, etc.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Criar um website nunca foi tão fácil...

Um website, um site, um sítio, uma página na internet... tantas as formas de designar uma localização, com conteúdos (texto, imagens, animações,etc.) a que acedemos todos os dias. Com a popularidade dos blog's, muitos deixaram de construir as suas próprias páginas, preferindo o uso de templates ou páginas padrão para publicar os seus dados; a simplicidade com que se faz o registo, se escolhe o tema e se faz a primeira publicação não precisa de 10 minutos. No entanto, as empresas e os particulares que prefiram a presença na web em domínio próprio, precisam de recorrer a programas que "compilem" o site; nestes casos somos autores e utilizadores de uma aplicação que desenha e constrói à nossa medida/necessidade. Para os curiosos e para aqueles que nunca se aventuraram no webdesign, trago uma aplicação simples e intuitiva para a construção de um website. Divirtam-se com o X5 e desenvolvam uma página a partir do nada...



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Converter apresentações PowerPoint em Flash

O tão badalado Powerpoint, obrigatório em qualquer aula de informática, será de longe um recurso prático e simples para criar uma apresentação. Uma apresentação é uma sequência de textos e imagens com formatação fixa e/ou dinâmica com recurso a efeitos, sons, etc. O uso e/ou criação destas apresentações pressupõe a utilização da suite Microsoft Office ou em alternativa do OpenOffice. Na verdade, nunca me "convenceu" apesar de lhe reconhecer algum mérito na forma como comprime imagens dentro do formato *.ppt e de ser afinal um standard. Hoje trago-vos uma ferramenta simples e grátis, que torna os enfadonhos ppt's em ficheiros flash. Assim, se possuem algumas apresentações, experimentem converter para um formato solto e independente (a maioria fica ainda mais leve e rápida). Pode-se misturar com vídeos do YouTube e animações Flash. Depois de instalar, usem a licença enviada para o email de registo (obrigatório).

sábado, 1 de setembro de 2012

Parabéns ao Chrome...

Passaram 4 anos... o Chrome nasceu, impôs-se e ganha terreno ao Firefox  e IE na batalha dos browser's (navegadores) para utilização da internet. O Chrome anuncia-se como o mais rápido e mais leve entre a concorrência, mas nem sempre acontece. Experimentem aceder à mesma página a partir de um mesmo acesso/router com duas máquinas iguais/idênticas e verifique-se o "peso" dos processos (chrome vs firefox ou chrome vs iexplorer).  Vindo do gigante Google, tem espaço para crescer e condições para desafiar qualquer concorrente. A Google já domina a web, já domina os principais serviços á volta dela, os telemóveis com o Android e brevemente com um SO para computadores (o Goobuntu baseado no Ubuntu 14 já é usado pelos funcionários em Mountain View). Venham mais novidades... e se ainda não experimentou o Chrome, pode trazê-lo daqui.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Envio de SMS a partir do PC...

O uso do sistema Short Message Service (vulgo SMS) é a forma rápida e económica de enviar pequenos textos para um telemóvel. Um autêntico vício para uns (com o envio "massivo" de mensagens), ou uma maneira de enviar uma pequena informação (breve e concisa). Serve este sistema para transmitir sem falar ou perder muito tempo, atraindo os mais novos e/ou mais carentes para uma espécie de comunidade que já não fala nem escreve normalmente. No entanto, a ideia é boa e podemos usar o SMS.PRODUTOR para enviar SMS's para as redes portuguesas; depois de efectuado o registo, pode enviar-se mensagens a partir do browser (com ou sem identificação). Por ser gratuito, torna-se útil e prático para os que trabalham frente ao computador, ou para os que não desejam usar o telemóvel. 


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

LastPass guarda password's e aplica-as com 1 clic...


A trabalheira que dão as password's e o seu uso... num dia normal de trabalho é coisa para criar cabelos brancos. Toda a aplicação, rede social, e-mail, forum, leilões, etc, pedem a autenticação por utilizador e password; ora se tivermos 20 contas e respectivas 20 password's, temos mesmo de andar com um bloco de notas para poupar os neurónios (excepto os que usam os mesmos dados para tudo e nunca alteram as password's). Os browser's possuem a funcionalidade de memorizar os dados, mas a segurança dos mesmos (ou falta dela)  pode comprometer a nossa privacidade; com o LastPass podemos gerir todos os acessos que recorram a password, bastando para isso aceitar que ele "guarde" os dados no momento do login na página solicitada. Esta aplicação pode ainda guardar dados de formulário (nome, morada, país, email, etc) para mais tarde completarmos online com um clic. Com o LastPass, todos dados ficam na nossa máquina, encriptados e seguros.
Nota: O uso deste ou outro software, não dispensa o cuidado de alterarmos as password's com regularidade e escolhermos password's complexas/seguras. 


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Wifi protector... protege nas redes abertas


Os computadores portáteis, os tablet's, os smartphones e muitos outros equipamentos,  fazem uso de uma funcionalidade (wifi) para acederem a routers que possibilitam a entrada na web. Para tal, fazem uso de uma aplicação que "detecta" as redes no ambiente e as lista numa janela (por nome, sinal e tipo de chave); as redes com chave só deixam "passar" ou ligar, as máquinas autorizadas ou os utilizadores que saibam a senha. As redes abertas estão disponíveis para quem solicitar a ligação, não existindo nenhuma barreira ou seleção de utilizadores (o limite é a capacidade do router ou a largura de banda disponibilizada), e aqui surge a primeira atenção. A maior parte dos utilizadores só quer ligar e aproveitar o acesso gratuito wireless, ignorando quase sempre que estas são ligações não seguras; deve-se nestes casos, sempre que acedemos a um hotspot público ou á rede de uma superfície comercial, ou ao router da vizinha... desligar a partilha de pastas e ficheiros e tomar cuidados redobrados. Bem sei que não acontece aos nossos, mas pelo menos dou a possibilidade de instalarem uma aplicação que foi pensada para estas situações. Com o WiFi Protector, as partilhas são ocultadas na rede e o endereço está camuflado. A versão paga desta aplicação acresce suporte técnico,  no-ads e limpeza de histórico (não compensa).

Obs.: Aquando da instalação verifiquem se querem ad's e/ou toolbar's desnecessárias
    *** esta aplicação não serve de nada em equipamentos sem placa de rede Wifi ***

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Podemos confiar no "carteiro"?



Está aberta mais uma guerra entre a Microsoft e a Google, desta vez na área do correio electrónico. Uma empresa e outra possuem produtos concorrentes (Hotmail vs Gmail) que disputam o mercado de webmail grátis; mas se não é pago, como podem estas empresas suportar os custos do serviço e a manutenção dos servidores? Os dois gigantes alimentam-se da publicidade, do spam, e de acordo com a acusação da Microsoft, da violação de dados pessoais... vale a pena pensar nisto enquanto nos rimos do Gmail Man. Aproveito para anunciar que a Microsoft está a lançar um novo serviço de correio, o outlook.com que vai "aposentar" o velho Hotmail com quase 25 anos; as 350 milhões de contas serão gradualmente migradas  para o novo sistema  (mais moderno, mais seguro, com integração ás redes sociais). Vamos esperar pela resposta da Google, mas sem descurar a segurança ou os dados mais sensíveis nas nossas mensagens de correio.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

XXX Olimpíadas (Londres, 2012)

Começou mais uma edição dos Jogos Olímpicos, desta vez na capital inglesa; os Jogos Olímpicos nasceram na Grécia antiga, 750 anos antes de Cristo e abrangiam uma dezena de desportos. Depois de um interregno de 13 séculos, o francês Pierre de Coubertain retomou a tradição em 1894 com a criação do COI. Os primeiros jogos da era moderna aconteceram na Grécia em 1896, e daí em diante a cada 4 anos (com excepção na II Guerra Mundial). Existem também os Jogos Olímpicos de Inverno, com modalidades adaptadas ao frio e neve, que ocorrem de 4 em 4 anos mas intercalados com os de verão (em 2014 realizam-se na Rússia). Os jogos de Londres são os XXX da era moderna e duram até 12 de Agosto.



                                                  http://www.london2012.com/

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pró menino e prá menina...

Verão, praia, boa onda, bonitas paisagens... só faltava a Polaroid para registar no momento a cena do costume. As máquinas fotográficas estão OUT, porque moda é fotografar com as "lentes" dos telemóveis (sofríveis qb) e aplicar o filtro no Instagram.
Tudo muito retro, muito cool, como a tendência obriga; e haverá melhor gadget para este verão que uns Instaglasses, com design reconhecido, que incorporam uma camara de 5 MP e Wi-Fi para "enviar" a foto já tratada? Basta olhar, fixar a cabeça e clicar no botão no meio das lentes... boas férias e bons mergulhos.

domingo, 15 de julho de 2012

Aviso da polícia bloqueia o computador?

Se o computador arranca e só aparece uma imagem em todo o monitor, aparentemente da polícia, a informar que fomos apanhados numa rede de pirataria ou conteúdos ilegais... foi vítima de "ramsonware". Propaga-se através de link's via email ou Facebook. O aviso da polícia é falso e o meio de "desbloquear" o computador (pagando via Ukash, MB ou Paysafe) é uma forma de sacar uns 100 € aos mais desinformados. Na prática, este malware com origem russa toma conta da shell do Windows, e não deixa aceder a nada porque substitui-se ao ambiente de trabalho. A forma de livrarem-se da praga é arrancar em modo de segurança e aceder ao boot do Windows para descobrirem a localização do executável e da imagem (por norma na pasta oculta Appdata/Local do utilizador). Se preferirem, podem usar um utilitário que trata disto sem demoras; façam o download noutro computador e através de pendrive, em modo de segurança, abram o polifix e aguardem...


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Aria Maestosa para compor ou editar Midi...

Trago hoje uma aplicação fantástica para os músicos ou candidatos a isso... um software que permite compor, editar ou abrir ficheiros musicais e exportar para o formato Midi. Confesso que sou um ignorante em termos de conhecimentos musicais (linguagem e composição), mas aprecio e ouço muita música. Esta é portanto uma ferramenta que considero útil aos que também lêem e escrevem nessa linguagem universal. O link vai buscar o Installer para Windows mas existem pacotes para Mac e Linux...


domingo, 24 de junho de 2012

Duelo ibérico no Euro 2012...



Que ganhe o melhor, com bom jogo e verdade desportiva. Os "setes" são da autoria do Henrique Monteiro, sempre oportuno em    http://henricartoon.blogs.sapo.pt/


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Smart Defender limpa malware e protege navegação...

Não me canso de bradar aos quatro ventos que a web é cada vez mais perigosa; aos utilizadores pede-se mais cautela e, principalmente, bom senso... para uma navegação segura e sem percalços. Nestas ultimas semanas abundam os falsos e-mail's de pretensos bancos a sugerir alteração de códigos, as mensagens no Facebook a "lembrar" o concerto da Madonna que mostrou o seio direito, os avisos da PSP a avisar que o computador é suspeito de actividades ilegais, etc. E continuam a cometer-se os mesmos erros, a não resistir à curiosidade e a insistir nas más práticas; hoje trago uma ferramenta que contribui para aumentar o nível de segurança na internet, uma espécie de airbag que vos pode salvar de alguns dos riscos acima. Por enquanto é grátis e promete fazer concorrência a muitas aplicações similares; limpar e prevenir a entrada de malware no nosso computador, através da navegação na internet. Se possuírem algum software do género, desinstalem para evitar conflitos e redundância (perda de desempenho). Também limpa o registo e optimiza a RAM (explorem a aplicação após a instalação). Mais um aviso: nunca clicar num link enviado por mail e por uma entidade ou utilizador desconhecido. Nunca aceitar visualizar fotos ou vídeos "sensacionalistas".

Nota: Notei que esta aplicação "pega-se" com o MSE e torna o computador bastante lento. Aos que usam o antivirus da Microsoft: não devem instalar este software.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Que venha a Holanda...


Depois de uma má fase e pior arranque, lá "ajustamos" e vencemos os vikings. Agora que venham as laranjas para se fazer um belo sumo holandês; a moral volta a levantar com os mosqueteiros lusos.
P.S. O cartoon é do Henrique Monteiro, que com  muita criatividade nos surpreende em:  http://henricartoon.blogs.sapo.pt/

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Operation Ghostclick desliga servidores piratas mas...

...não chega para acabar com os problemas a muitos milhares de utilizadores da web. O FBI desmantelou uma rede de piratas que mantinha servidores na Estónia, com falsos atributos de DNS. Já aqui abordei este tema (servidores de nomes de domínio) e até sugeri a alteração dos endereços das vossas máquinas para os do Google. Os servidores de DNS espalhados pelo mundo "obedecem" a uma hierarquia (Internet Systems Consortium) e partilham as mesmas bases de endereços; os servidores da Estónia funcionavam à margem e de uma forma deliberada, orientavam os utilizadores para endereços maliciosos. Através de malware, muitos computadores foram afectados com a substituição dos verdadeiros endereços de DNS por endereços piratas, a saber: 
64.28.176.XXX            67.210.0.XXX         77.67.83.XXX
85.255.112.XXX          93.188.160.XXX     213.109.64.XXX 

A aplicação que vos trago hoje serve para confirmar se temos um DNS legítimo, e acima de tudo, corrigir a falha causada pelo DNSchanger (altera e elimina o código alojado no computador). Esta ferramenta foi desenvolvida pela F-Secure que após finalizar a "limpeza" sugere o uso dos seus produtos. Não são obrigados a comprar mas acho legítimo a abordagem. 
Já agora, para descobrirem o DNS que estão a usar neste momento, abram a linha de comandos (Executar ou Run e escrevam CMD) ou cliquem em Acessórios e depois na Linha de Comandos; executar depois o comando  ipconfig /all  e ler as informações de rede com atenção...



terça-feira, 29 de maio de 2012

Decifrar os erros no Windows...


O Windows como Sistema Operativo era sobejamente conhecido pelos erros; era... ou seja, as falhas e crashes aconteciam mais do que seria normal. Hoje é raro vermos BSOD (blue screen) salvo em falhas de hardware, coisa que acontecia nas aplicações mais básicas. Mas os erros existem e mesmo com drivers legítimos, com aplicações testadas, com hardware certificado, etc. somos surpreendidos com caixas pop-up a justificar uma falha abrupta... (ocorreu um erro inesperado 0x12345678). Para todos ou quase todos, resta a ferramenta informática mais eficiente (o botão de reset) e tentar de novo, mas se estamos aos comandos da nossa máquina devemos perceber o que falhou. A aplicação de hoje, do Tiago Ribeiro, devolve uma explicação lógica se inserirmos um código decimal ou hexadecimal, num total de 6400 conhecidos. Esta versão é portable, ideal para trazer no disco externo ou flash.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Quando um ficheiro não se deixa apagar...

...é uma chatice e ao mesmo tempo uma frustração. Na minha máquina, uma pasta ou um ficheiro que teima em  não desaparecer, é uma espécie de desafio ou motim. Existem muitos files que não se devem apagar, mas falo daqueles que sobraram de uma má desinstalação ou puro malware. Aconteceu-me recentemente com uns arquivos recuperados de uma partição "ressuscitada"; salvei os documentos e as fotos do cliente para o meu desktop, mas uma pasta teimava em resistir (nem atributos, nem permissões, nada para derreter a dita). Valeu-me uma aplicação do Brian Carey que apaga o file/pasta mais insolente. O FilExile é compatível com todas as versões do Windows e por defeito não apaga coisas importantes. A utilização é gratuita mas depende do .Net  Framework 3.5



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Android no Windows...

Agora que o sistema da Google se implantou e arrasa nos dispositivos móveis, temos a opção de no computador de casa correr as aplicações da criatura verde. Existem já algumas opções para isto mas, sugiro a BlueStacks por "aproveitar" o ambiente de trabalho como um PC (outras versões emulam um telemóvel no monitor). Assim pode jogar ou carregar aplicações que usa no telefone. Poucos sabem que o sistema Android rola em cima de Linux (por isso tão leve) conquistando os mercados de Symbian e Windows Mobile. Por detrás deste sucesso está a Google que desde 2005 investe na plataforma mais estável e diversificada para telemóveis; em Janeiro deste ano, existiam mais de 400 mil aplicações disponíveis para Android, outra curiosidade são os nomes das versões, retirados dos manuais de pastelaria. Tenho um desde 2009 e surpreende-me desde o 1ºdia...
  • 1.5: Cupcake (Abril de 2009)
  • 1.6: Donut (Setembro de 2009
  • 2.1: Eclair (Janeiro de 2010)
  • 2.2: FroYo (Frozen Yogourt - Maio de 2010)
  • 2.3-2.4: Gingerbread (versão atual lançada a 6 de Dez. de 2010)
  • 3.0-3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)
  • 4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro de 2011)
Clicar aqui para fazer download

sexta-feira, 11 de maio de 2012

OpenOffice na pele do "índio"...

Já está disponível a nova versão do OpenOffice, com a novidade de incluir a Fundação Apache como instituição incubadora. Esta organização apoia e desenvolve projectos opensource em múltiplos domínios, mas o nome estará infinitamente ligado à Internet com a massiva utilização do Apache Server; até à bem pouco tempo, metade dos servidores da web usavam o Apache. Pois agora, deixamos de ver a Oracle (que não aguentou a fuga em massa dos programadores para o LibreOffice) associada ao OOo nesta versão 3.4 que é de uso livre para tudo e para todos. Apesar das muitas criticas e resistência por parte de alguns utilizadores, esta é a melhor alternativa ao MSOffice. O patch Pt-Pt (não sei se com a nova ortografia deixa de existir) não está pronto mas do link abaixo podem instalar nos sistemas e linguagens já testados.

sábado, 5 de maio de 2012

Em tempo de guerra não se limpam armas...

O Pingo Doce fez uma campanha de descontos nunca vista... 50% em compras superiores a 100€. Passou-se no 1º de Maio (Dia do Trabalhador); logo choveram as críticas mais parvas, curiosamente das esquerdas  de Portugal (aflitas por ser dia "santo"). Uma empresa que proporciona aos seus clientes descontos de 50% devia ser apoiada e defendida por todos, mesmo que faça dumping, que é um problema a ser tratado pelas autoridades. Agora vir acusar a dita cadeia de "ofensa aos trabalhadores", "falta de respeito pelo feriado" e outros termos anedóticos não lembra a ninguém. As outras cadeias estiveram todas abertas e ninguém as referiu, nem que os funcionários do Pingo Doce foram pagos a triplicar; por ser feriado não se poderá comprar? Por ser Dia do Trabalhador só podemos participar nas manifs da CGTP? Os de  Mirandela, Fundão, S.P.Cova, Lamego, etc. não tiveram manifestação por perto (estão dispensados?). Porque é Dia do Trabalhador não se consome? Neste ano de 2012 as verdadeiras manifestações aconteceram nas lojas Pingo Doce, e pela primeira vez, trabalhadores e não-trabalhadores ganharam alguma coisa. Bem hajam e continuem a surpreender... aos outros que criticam por criticar, façam compras na cadeia do Belmiro.



segunda-feira, 30 de abril de 2012

Portagens em dívida nas SCUT's

Uma SCUT era uma espécie de Autoestrada sem o ser verdadeiramente; começaram por ser vias rápidas sem portagens (planeadas e construídas em cima de antigos traçados) e por vezes com espaços bastante exíguos (sem bermas ou áreas de emergência). A ideia era "peregrina" e digna do país de  Kusturica, ao proporcionar faixas de rodagem de boa execução sem custos para o utilizador. Os custos são do Estado que constrói, que paga a uma concessionária para explorar/manter e sem custos para quem lá passa... agora imaginem de onde vem todo este dinheiro se ninguém paga !!! 
É óbvio que pagamos todos (contribuintes portugueses) quer tenhamos carro ou não, e por aqui nascem as primeiras confusões e o principio Utilizador/Pagador. Deve pagar aquele que faz uso ou beneficia do serviço. Agora não há SCUT's mas AE (autoestradas com portagens) e ficaria tudo descansado se os problemas estivessem resolvidos com a natural cobrança de portagem/peaje/peage/toll no fim da via ou do percurso (como em qualquer país desenvolvido). Na verdade, em Portugal funciona um sistema "peregrino" que não existe em nenhum país, com cobrança electrónica através de um dispositivo previamente adquirido. A alternativa é pagar após 5 dias em lojas pay-shop ou estações dos correios. Os estrangeiros podem comprar um dispositivo (27,5€) e fazer carregamentos ou pagar nas longas filas junto ás fronteiras se quiserem ser cumpridores. Não haveria de existir meio de pagamento manual em cabine própria? mesmo que fosse em via paralela ou área de serviço que acumulasse essas funções? Um estrangeiro é obrigado a interpretar sinais que apenas pelo sinal do € alude a pagamento... e anda km's e km's sem perceber como vai pagar...
Este sistema é alvo de todo o tipo de críticas no estrangeiro. A ideia é boa, se não existissem fronteiras e todos os automóveis estivessem equipados com o dispositivo electrónico. Portugal a inovar... 

no link abaixo, com a matrícula da viatura, sabe-se se há cobranças em falta:

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Parabéns ao Spectrum por 3 décadas de informática

Em 1980 a informática era um conceito aplicável a uma centena de pessoas de outras tantas instituições. A aprendizagem da informática como ciência ou matéria de estudo dava os primeiros passos, a internet não existia (apesar de funcionarem algumas redes) e o aparecimento da Sinclair fez acordar o mundo para as "novas tecnologias". Com o lançamento dos ZX80/81 iniciava-se a era dos computadores para os utilizadores pessoais (8 bits, 8 cores e 16kb). A partir do Spectrum todas as marcas "acordaram" para o filão da informática com o lançamento de clones e equipamentos concorrentes; na década de 80 o mercado aderia ás novas plataformas, com a ajuda dos jogos que proliferavam como cogumelos. Pouco havia para além dos jogos e para além do Basic que muitos aprenderam a dominar recorrendo ao manual do Spectrum. Para a história fica o percurso de Sir Clive Sinclair com a Sinclair Research mas também das referências da época (Atari, Acorn, Timex, Commodore, etc) responsáveis pelo chamamento de tantos jovens ao mundo da informática. A bola de neve começou com um pequeno ponto em 1980...

P.S. O meu primeiro "computador" foi um ZX81 que infelizmente não estimei. Procuro um em bom estado para colocar junto aos seus descendentes (48k, 128k, Spectrum+, Spectrum+2)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Instagram by Facebook

Acreditam que uma aplicação de partilha de imagens valha 1000 milhões de dólares? A aplicação Instagram começou por ser difundida nos dispositivos Apple e na semana passada passou a estar disponível para Android; com ela fazem-se fotos no dispositivo móvel, aplicam-se filtros  e partilham-se na web. O efeito mais usado é o "Polaroid" com os seus tons próprios a lembrar filme fora de prazo. O software é básico e simples quanto baste, mas o Facebook pagou 1 bilião de dólares para captar clientes e utilizadores na expectativa de melhorar o Instagram. Sabiam que nem a própria Apple vale 1 bilião? Como vai Mark Zuckerberg rentabilizar o investimento numa aplicação grátis? Precisamos em Portugal de gente assim...

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Email anónimo e sem conta...

Não deve haver ninguém por estes dias, utilizador de computador e passageiro da web, que não tenha pelo menos uma conta de correio electrónico. As contas de e-mail ou Email são criadas num servidor de correio, público ou privado com a característica de incluir o símbolo @ entre o nome (titular da conta) e o domínio. Não podem existir 2 contas de correio iguais no mesmo servidor mas podem criar-se 2 contas com o mesmo nome em domínios distintos; por exemplo: vitor.neves@sapo.pt e vitor.neves@gmail.com são endereços válidos e aparentemente da mesma pessoa. O envio de mensagens via rede (internet, intranet ou extranet) é das tarefas mais exploradas em informática e começou nos anos 70 antes de existir World Wide Web; em Portugal, o 1º email foi enviado da Univ. do Minho para a Univ de Manchester em 1986. O uso de um cliente de email é tão simples como enviar uma carta por correio tradicional (remetente escreve um texto e envia-o para um endereço ou destinatário) mas muito mais rápido e sem custos. A aplicação que vos trago hoje, permite enviar um email sem precisarem de entrar numa conta, e completamente anónimo. Como executável, não requer instalação e basta escrever ou anexar; obrigatório mesmo, só o endereço válido do destinatário. O endereço do remetente é opcional e aleatório. Pode ser muito útil esta ferramenta do Stephan Schultz em:





sábado, 31 de março de 2012

PhotoRec ressuscita ficheiros multimedia...

Com a banalização dos dispositivos multimédia e consequente uso de cartões ou discos, guardamos e apagamos ficheiros multimédia com um simples clic. Os cartões (qualquer que seja o formato) armazenam as fotos, os filmes e outros documentos como se estivéssemos no ambiente de trabalho do computador; mas quando usamos a função apagar/erase não dispomos de reciclagem (logo não há reversão). Apesar de existirem alguns bons programas para recuperar fotos ou filmes apagados, esta aplicação da CGSecurity reconhece até 250 formatos distintos de ficheiros com especial destaque para os multimédia. Se apagou e se arrependeu use o PhotoRec do Christophe Grenier para trazer à superfície o que já estava perdido. A aplicação vem incluída num pacote que traz uma ferramenta de teste e recuperação de HD e pode parecer estranha no interface; simples e rápida após selecção das opções sugeridas.

Nota: Christophe é como eu um coleccionador de moedas de Euro; retribuam o uso da aplicação com algumas que lhe faltam  (http://www.cgsecurity.org/euro). O software é grátis...

domingo, 25 de março de 2012

Remote Desktop Supremo...

O acesso a máquinas numa rede pequena e local, é algo simples e tarefa pequena se usarmos o módulo "remote desktop" do sistema operativo; os computadores partilham uma gama de endereços (manuais e/ou automáticos) e o Administrador acede sem complicações, com a "prata da casa" a partir da sua máquina, aos pedidos de ajuda dos utilizadores. O acesso remoto ao ambiente de trabalho, nasce com o crescimento das redes e correspondente tempo de resposta dos gestores das mesmas. Uma rede com 100 computadores implicaria muito tempo de "viagem" para resolver pequenos problemas de configurações ou parametrização. Com a internet e as intervenções em redes distantes e por vezes complexas, aparecem as primeiras soluções. Ao longo dos tempos fomos surpreendidos com aplicações fabulosas, destinadas a intervenções remotas, umas melhores que outras e algumas mais intuitivas e completas que o velho RD da Microsoft. Quem não conhece o VNC, o LogMeIn ou o Teamviewer?
Pois hoje trago uma aplicação que supera os exemplos mencionados, suportada por todos os SO, conexões múltiplas, transferência de ficheiros, segurança encriptada, chat entre utilizadores, etc. e ainda sem custar nada... mesmo para uso empresarial.
A Nanosystems serve-nos de Itália um produto com nome de pizza, light no peso (2 Mb) e leve no preço (freeware sem restrições). No caso de querer instalar como serviço (acesso permanente e sem confirmação) basta guardar o ID e definir password de ligação. 

segunda-feira, 19 de março de 2012

A importância das passwords...

Uma password é uma chave, tal e qual a chave que usamos para abrir a porta de casa. Mas como chave pode ter mais ou menos complexidade (olhem para o porta-chaves e percam uns momentos a avaliar as que usam). Há chaves simples, de média complexidade e de alta segurança; consoante a porta a abrir e/ou os bens a salvaguardar usamos chaves/fechaduras melhores ou piores. Com as password's que usamos para abrir o email, as contas dos serviços online ou o acesso ao portal do banco, passa-se o mesmo. Quero com isto alertar para o nível de complexidade das password's que usam e, que podem estar comprometidas pela facilidade com que desprezamos a segurança. Se usam o Firefox e "deixam" que ele memorize as password's, entrem nas Ferramentas/Opções/Segurança e usem a opção CHAVE MESTRA para encriptar as senhas guardadas. Andam por esta altura na internet vários malwares (Waledac, Morto, Rogue, etc) que "recolhem" password's guardadas e as levam para uso indevido. Por razões de segurança devem usar senhas alfanuméricas e alterar as mesmas regularmente (mesmo que seja um pouco chato). Com a aplicação abaixo podem verificar a complexidade e as probabilidades para a password que queiram introduzir.


sábado, 10 de março de 2012

Avast 7


Saiu esta semana a ultima release do Avast, suite de protecção contra vírus spyware e malware. Das 3 versões disponíveis (Free, Pro e Internet Security) destaco a opção grátis, por cumprir e superar os objectivos de segurança pretendidos num computador. As versões pagas, mais completas, possuem as opções de sand-box, firewall especial e filtro spam (disponíveis noutras aplicações). Por ser um produto confiável e reconhecido como eficiente, venho propor aos que queiram mudar ou aos que procuram uma boa solução de protecção, a sua instalação.
Notas: Devem sempre desinstalar o antigo antivirus antes de instalar um novo; o produto é grátis para utilizadores pessoais/particulares.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Software certificado para PME e microempresas

Como já devem saber a ex-DGCI e a ATA (Autoridade Tributária e Aduaneira) implementaram a obrigatoriedade da certificação do software que emita documentos contabilísticos. Resumindo em bom português: quem emitir a partir de 1 de Abril, facturas, vendas a dinheiro, notas de crédito e débito, estará legal se o software usado estiver certificado. Pretende-se com estas novas normas, disciplinar as empresas e acabar com más práticas (anulação de documentos, viciação de documentos, duplicação de numeração, etc). Desde 1 de Janeiro que é obrigatória a emissão de documentos por via informática nas empresas com volume acima de 125.000 €; a boa notícia para os pequenos e/ou micro empresários com movimentos anuais abaixo de 30.000 € (facturados) é a possibilidade de usarem esta aplicação da Primavera sem custos. Se encaixar no perfil, evite comprar (para já), mas se possui software de facturação verifique se está certificado. Não corra riscos...


sexta-feira, 2 de março de 2012

Computador novo? Migrar ou transferir?

Muitos aproveitaram o dia sem IVA da MediaMarkt, e lá compraram o portátil ou desktop novo que andavam a namorar; outros simplesmente pensam pela trabalheira de reinstalar e configurar, copiar documentos e pastas, preferências e definições. O conselho que vou dando, aqui e no contacto pessoal, é que devem separar as aplicações dos documentos (fotos, filmes, músicas, documentos de office, etc); numa partição, o S.O. e as aplicações, noutra partição arrumam-se os doc's e os ficheiros multimédia. Esta boa prática poupa tempo, esforço e preocupações em caso de falha ou reinstalação do Windows. A segunda parte do meu conselho é fazer-se uma imagem da partição de arranque (morada do Windows) após a sua instalação, configuração e actualização (repor uma imagem completa de c:\ demora menos de 10min). O que vos trago hoje aplica-se ao primeiro dos momentos descritos, que se justifica no caso de terem um desktop ou portátil que vai ser substituído por um novo, mas gostariam de ter as mesmas estruturas/definições/preferências/dados que tinham no antigo. A Microsoft possui uma ferramenta muito parecida com esta, mas a Lenovo simplificou e superou o processo de migração de dados (via rede, disco ou cabo cross-over).

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A importância dos servidores DNS

Já aqui abordei a razão dos DNS (Domain Name System) e a sua importância na rapidez de acesso à internet. Consoante o ISP que nos fornece acesso à web, temos um DNS que nos "guia" para os sites pretendidos; estes servidores possuem listas que vão sendo actualizadas e encarregam-se de encaminhar (qual sinaleiro) para o endereço pretendido. A maioria dos utilizadores não sabe nem nunca mexeu nas definições de DNS da placa de rede, porque quase sempre funcionam em modo automático; neste modo, ao estabelecer-se uma ligação de rede, a placa rege-se pelas definições do router que atribui o endereço e "informa" que DNS usa. Como cada fornecedor possui o seu DNS, é natural que uns sejam mais rápidos e completos que outros. A todos proponho uma experiência: mudar de DNS e verificar a diferença (consulta e rapidez) com o serviço Google DNS. Este executável do Ganesh Prasannah desliga a ligação ao nosso actual DNS e liga-a ao Google; esta operação pode ser revertida ao clicar na tecla restore dns se acharem inútil a alteração. Uma coisa é certa: ninguém conhece melhor os cantos á internet que o Google...


 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

finalmente Windows = Janelas

Será no dia 29 de Fevereiro em Barcelona que alguns privilegiados terão acesso à apresentação  do novo S.O. da Microsoft. Depois de tantas versões em que se vê o logotipo (imagem de marca) em forma de bandeira, sai finalmente a versão tão esperada com o formato de caixilharia. Uma janela com 4 planos em tons de azul; acaba assim a saga da bandeira quadricolor. O dia parece-me bom, o sexagésimo do ano quando este é bisexto. Ficamos a aguardar pelo Windows 8 na expectativa de ser melhor, mais estável, mais seguro e rápido que o 7.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

com Upload Rabbit é uma "rapidinha" ...

O Facebook permite partilhar/exibir pensamentos, estados de espírito, fotos, filmes, etc. e com alguns cliques fazem-se todas estas operações depois de entrar na conta. A aplicação que vos trago hoje faz o upload de imagens ou filmes só com um movimento (drag and drop) e sem fazer logon (sem entrar na conta do Facebook). Para aqueles que usam e/ou abusam desta rede social isto é uma ferramenta fabulosa.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Hoje é dia para lembrar e recordar...

A história da rádio em Portugal tem muitos anos e muitas histórias para contar. Com mais de um século, este importante meio de comunicação tem hoje consagrado o seu primeiro dia. Porque passei pela "onda" e me orgulho de ter sido pioneiro das rádios locais, gostaria de partilhar convosco um pouco da história através do blog de Jorge Guimarães Silva   http://telefonia.no.sapo.pt/

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Juntar (merge) ou dividir (split) documentos PDF

O formato PDF é por demais utilizado e comum nos nossos desktop's e pastas de documentos. Por ser bastante usado é também comum querer-se "colar" ou "juntar" dois ou mais documentos. A larga maioria dos utilizadores faz uso do Acrobat Reader ou outras aplicações bem mais simples para abrir ou visualizar estes ficheiros, mas não passa disso, porque é um mero viewer; a criação e/ou edição, com todas as ferramentas está presente no Acrobat X Pro pelo preço de 200€. A criação ou transformação de documentos em PDF resolve-se com uma "impressora" virtual que já apresentei ou recorrendo ao Office (da Microsoft ou da Oracle) mas juntar num mesmo ficheiro partes de dois ou mais PDF's, ou dividir um PDF é tarefa para a aplicação que vos trago hoje. Existem muitas aplicações shareware e trial com limitações de folhas, esta não custa nada e pode parecer um pouco esquisita pelo ambiente Java, mas funciona na perfeição.

Clicar aqui e aguardar 5 segundos... 

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

BitDefender elimina os 100 + procurados

Com a oferta cada vez mais excessiva de produtos antivírus e protecções extra para spyware e afins, ficamos um pouco á toa com o que devemos instalar. Uns são melhores a detectar vírus outros a farejar malware e outros que prometem apanhar tudo, afinal são caros. Esta aplicação que vos trago hoje não custa nada e é portable ou executável (sem instalação), e reúne num mesmo  scanner os 100 trojans/malwares mais procurados. Com um ou dois cliques, sem instalar ou mexer no nosso produto antivirus, ele vai procurar pela máquina o código malicioso que se esconde nos ficheiros mais improváveis. Façam uma verificação á cautela.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Wipeout é só para eles...

Esta pequena aplicação não é mais do que um portable browser, um navegador que não precisa de instalação. Inclui uma área de canais que são pastas com favoritos (desporto, viagens, redes sociais, aventura, prendas, etc) e que têm como alvo o público masculino. Este é um browser para "machos" que após a navegação (funciona como qualquer outro) se encarrega de limpar e apagar todos os dados. Só por isto é bastante seguro, não permitindo guardar páginas ou registar históricos; mal se fecha a aplicação, ela própria se encarrega de eliminar o conteúdo da pasta temporária criada em cada sessão. No computador da empresa ou fora de casa esta é uma boa maneira de navegar em segurança sem deixar rastos...