domingo, 25 de março de 2012

Remote Desktop Supremo...

O acesso a máquinas numa rede pequena e local, é algo simples e tarefa pequena se usarmos o módulo "remote desktop" do sistema operativo; os computadores partilham uma gama de endereços (manuais e/ou automáticos) e o Administrador acede sem complicações, com a "prata da casa" a partir da sua máquina, aos pedidos de ajuda dos utilizadores. O acesso remoto ao ambiente de trabalho, nasce com o crescimento das redes e correspondente tempo de resposta dos gestores das mesmas. Uma rede com 100 computadores implicaria muito tempo de "viagem" para resolver pequenos problemas de configurações ou parametrização. Com a internet e as intervenções em redes distantes e por vezes complexas, aparecem as primeiras soluções. Ao longo dos tempos fomos surpreendidos com aplicações fabulosas, destinadas a intervenções remotas, umas melhores que outras e algumas mais intuitivas e completas que o velho RD da Microsoft. Quem não conhece o VNC, o LogMeIn ou o Teamviewer?
Pois hoje trago uma aplicação que supera os exemplos mencionados, suportada por todos os SO, conexões múltiplas, transferência de ficheiros, segurança encriptada, chat entre utilizadores, etc. e ainda sem custar nada... mesmo para uso empresarial.
A Nanosystems serve-nos de Itália um produto com nome de pizza, light no peso (2 Mb) e leve no preço (freeware sem restrições). No caso de querer instalar como serviço (acesso permanente e sem confirmação) basta guardar o ID e definir password de ligação. 

Sem comentários: