terça-feira, 30 de março de 2010

E fez-se luz...


Hoje é um dia grande para a ciência, em especial para a Física. Conseguiu-se recriar o Big-Bang (explosão que terá dado origem ao Universo). Foi possível graças aos inúmeros cientistas, portugueses inclusive, e á maior máquina do mundo, o acelerador de partículas do CERN. Com efeito, esta máquina gigantesca em forma de anel e "enterrada" a 100 metros de profundidade, entre a França e a Suiça, colocou numa rota de colisão feixes de protões que sob determinadas condições, colidiram dando origem a uma reacção atómica á escala do Big-Bang.  Imagine-se um Donut com 9 km de diametro, 27 km de circunferência e com uma miríade de sensores e bobines focadas no seu interior oco, por onde circulam átomos a grande velocidade, acelerados por energia descomunal, refrigerado a cerca de 270 graus Celsius negativos, e quatro enormes detectores do movimento das partículas. Hoje, necessitou de cerca de três horas para recuperar a energia necessária para que a colisão dos feixes de protões produzisse os efeitos esperados. Lembrem-se que tudo se complicou quando há 2 anos, cálculos mal feitos avariaram o acelerador até ao início do ano. O acontecimento de hoje custou 6000 milhões de euros e promete avanços fenomenais. Isto nada tem a ver com informática (ou terá?) mas quero partilhar o acontecimento com aqueles que como eu, se interessam pelo conhecimento e gostam de andar actualizados.

http://public.web.cern.ch/public/

3 comentários:

Imagem Caffe disse...

desta sempre foi... e não desaparecemos do mapa.

Anónimo disse...

Olha amigo, já fiquei 29 anos enganado com teorias e teorias humanas sobre várias coisas, sou professor e conferencista que descobriu a verdade na Bíblia, tive uma experiência singular com CRISTO...NÃO TEM OUTRO CAMINHO...JÁ PROCUREI...SÓ JESUS ME DEU UMA VIDA PLENA , FELIZ, ABENÇOADA EM TODOS OS SENTIDOS...FUI TEIMOSO POR MUITOS ANOS , MAS O AMOR DE CRISTO ME ALCANÇOU MESMO CONTRA A MINHA VONTADE. OLHA DEUS VAI FALAR COM VC EM BREVE , FIQUE ATENTO...PORQUE É MARAVILHOSO...TUDO DE BOM , ABRAÇOS!!!!!!valmir oliveira...valmirprofessorvacaria.blogspot.com

Anónimo disse...

Valmir...Pense um pouco e veja o que acontece á nossa volta. No Haiti, morreu toda aquela gente crente em Deus e de nada valeu. Onde estava naquela hora?
Num outro país mais avançado, com melhores
métodos de construção e com organismos atentos ao fenómeno, muitos se salvariam.
Nem Jesus nem Deus vão tirar ninguém da cama em caso de catástrofe. Pense por si e tenha mais fé na ciência e no progresso.
Cumprimentos