sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ler (ou tentar perceber) o código de página web...

A minha experiência na internet já atingiu a maioridade, mas a capacidade para escrever ou decifrar código não passou o gatinhar. Aquilo que para muitos é um simples passeio pelos scripts, para mim é uma sequência de tentativas equivalente ás primeiras redações. Nestes ultimos dias tenho tido um trabalheira para reconstruir a minha página das Camaras Agfa, após uma sugestão de um visitante; o que parecia uma simples correção mandou o site ao ar (código corrompido e mal executado). Nesta confusão de refazer tudo, encontrei uma ferramenta bastante util que "põe a nu" qualquer endereço e permite comparar ou copiar linhas de código. Este viewer é um simples executável que só precisa do endereço para mostrar o miolo de um site; a partir daqui podemos perceber a mecânica e as instruções que procuramos. Algumas plataformas fornecem templates e wizards muito completos, com tudo ou quase tudo personalizável; outras esperam que os bloggers paguem pelas páginas mais complexas ou não permitem aceder ao código; com o WebSite Code Viewer fica tudo mais fácil...



3 comentários:

Elvio Marinho disse...

No google Chrome também vizualiza o código fonte; e para além disso tem um inspector de elementos que permite inspeccionar individulamente cada elemento da página, o respectivo html, css e scripts que chama.
Cumps,
EMarinho

Vitor M.C.Neves disse...

Viva

Ainda não tinha reparado...
Não uso o Chrome desde 2010

Só vou para a web em 2 "viaturas"
Firefox ou Opera (nos outros só á boleia)

Cumprimentos

Vitor M.C.Neves disse...


O Firefox afinal também incorpora um módulo para inspeccionar/analisar paginas web com bastantes ferramentas.(no menu de contexto clicar em inspeccionar elemento)