quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Alternativas ao Acrobat...

Por estes dias sao muitos os problemas causados por falhas no Acrobat Reader. A Adobe jà garantiu que as "brechas" do mais popular leitor de PDF's foram corrigidas e, que basta actualizar o software para estar a salvo de prováveis ataques. Os servidores do estado português, foram esta semana alvo destas falhas e ainda nao se sabe a extensao dos danos; sendo o Acrobat Reader conhecido e usado mundialmente por milhoes de utilizadores, esta pode ser uma avalanche de problemas. Por isto, vou propor que usem leitores alternativos (mais leves e eficientes) e em teoria pouco apetecíveis aos piratas que sonham em atingir as grandes empresas e amplos mercados. A minha 1ª proposta vai para o Sumatra e a 2ª opçao vai para o Foxit, ambos sem custos e eficientes quanto baste...
Obs.: Nem sempre o mais popular e mais comum é a melhor opçao no que toca a falhas e vulnerabilidades. Os produtos mais vendidos e mais conhecidos serao sempre os mais atacados.




sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

E se o Flash teimar em chatear...?

Acontece muitas vezes não conseguir concluir ou terminar uma instalação de software ou plug-in; e depois de tantas tentativas... e sucessivas falhas (com prováveis erros no registo do Windows) o resultado é uma pilha de nervos e a sensação de vazio perante a máquina. No caso do Flash da Adobe, as ultimas versões foram melhoradas e optimizadas para menorizar a carga de cpu e aumentar o desempenho gráfico; mas desde a v.10 um processo "automático" faz uma limpeza e depois a instalação de raiz, ou instalação completa (+/- 15Mb). Infelizmente, quando procuramos manualmente esta aplicação, obtemos só o "instalador" que se encarrega de fazer a limpeza e depois vai online descarregar/instalar a versão completa. Se não conseguir concluir o processo mais de 3 vezes, tem de usar uma ferramenta da própria Adobe para limpar vestígios e/ou instalações falhadas. Devem fechar o navegador/browser qualquer que seja antes de correrem o utilitário.


...e agora com o computador esclarecido basta abrir esta página ou outra que solicite a utilização do Flashplayer e aceder em instalar o plug-in da "caixota vermelha"...
Se preferirem à velha maneira de se instalar software, de modo autónomo ou offline, podem ir buscar o pack completo no link abaixo e instalar depois.


sábado, 16 de fevereiro de 2013

Menu INICIAR no Windows 8

A ultima versão do Windows é assim... um pouco estranha. Parece diferente sem o ser, parece mais fácil sem o ser, parece mesmo que falta alguma lógica ao ambiente. Mesmo se acreditarmos que a Microsoft quis aproximar-se ao esquema Android ou á lógica do "touch", a experiência não colhe a unanimidade dos utilizadores. A opção INICIAR ou ponto de partida  para quase todas as opções da máquina, foi castrada no Windows 8... mas como muita malta desespera com isto, da pátria da Lenka chega-nos o StartW8 que funciona na perfeição. Com esta útil aplicação o Windows é mais amigável e mais prático de usar.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Com 3 letrinhas apenas se escreve a palavra Office...

Já aqui abordei a importância de uma suite de produtividade, quase obrigatória em qualquer computador. Compor um texto, elaborar uma folha de cálculo ou montar uma apresentação são tarefas de escritório (Office) que, durante muitos anos foram domínio e quase exclusivas da Microsoft. Ainda hoje há muita gente que não conhece outra alternativa, equiparada ao produto caro (Microsoft Office) da gigante de Redmond. Hoje vou propor aos que precisam, aos que usam produtos pirateados, ou aos que querem mudar de visual, um produto em muito semelhante ao MS Office desenvolvido pela IBM. Na estrutura ou core desta suite está o OpenOffice, adaptado e melhorado pela IBM, com aspecto agradável e funções extra que valorizam a utilização. O Lotus Symphony é oferecido sem custos, com a garantia de qualidade de uma das maiores empresas do mundo informático; após  registo, o download pode ser efectuado de 2 maneiras (sugiro via HTTP). Depois de instalado deve fazer-se a actualização sugerida em pop-up junto ao relógio.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Acabem com as toolbars...

As toolbars (barras de ferramentas) são uma das piores pragas a que estamos sujeitos quando instalamos uma aplicação. De pouca ou nenhuma utilidade são "impingidas" aquando da instalação de um software; é uma espécie de patrocinador das aplicações freeware ou shareware. Cabe ao utilizador, no momento da instalação ficar atento ás pequenas caixas de verificação, e optar pela instalação destes suplementos. Ainda ontem instalava o Izarc (ferramenta excelente de compressão/descompressão) e do princípio ao fim, enfia com 4 tretas (2 ferramentas e 2 barras); mesmo sabendo que o Ivan oferece a aplicação e procura ganhar dinheiro por outro lado, parece-me demais...Estas toolbars encaixam-se nos navegadores ou browsers, e mesmo sabendo onde desactivar ou esconder, as toolbars teimam em ocupar o espaço entre os menus e a área disponível para visualização. Na imagem acima podem-se contar 12 barras a ocupar metade do display. A pensar nisto trago hoje uma pequena aplicação que facilmente "varre" este lixo pretensamente util; com um clique sabemos o que está agarrado a cada um dos browsers (verifica todos) e com um clique manda-os á fava... e ainda pode-se eliminar aplicações do arranque do Windows.
Nota: No fim da instalação tomar em atenção que será sugerido alterar a homepage do browser e a instalação de um anti-phishing (optem por instalar ou não).

Clicar aqui para fazer o download...