terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Webcam com efeitos gráficos...

As camaras de video que usamos nos computadores (vulgo webcam's), são básicas na sua grande maioria e pecam pela simplicidade. Nos computadores portáteis (com a sua minuscula lente ao cimo do display) lá cumprem a sua função de captar as imagens, quase sem opções nenhumas de edição ou outras que tornem a visualização mais eficiente ou apelativa. Se procurarmos no mercado, encontram-se algumas camaras mais avançadas, com melhor resolução e com software fornecido para "ajudar" na realização. A aplicação que vos trago hoje, permite associar qualquer camara (interna ou USB) e editar o vídeo captado ou a transmitir. Possui efeitos visuais, pode-se mudar fundos, pode-se usar com vários programas em simultâneo, pode-se mudar a voz, etc.; no fundo, podemos usar a nossa webcam com mais originalidade ou com mais privacidade sem mexer no hardware. A versão que disponibilizo é freeware e funcional, mas alguns dos efeitos/temas só funcionam na versão paga; mais fundos e filtros podem ser descarregados em http://download.manycam.com/effects/top_downloadable

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aceder a pastas bloqueadas...

O acesso a ficheiros e/ou pastas no nosso computador é tarefa básica e quase sempre instantânea; "quase sempre" porque surgem alturas, em que nos deparamos com pastas fechadas a cadeado, sem hipótese de lhes aceder. O Windows lá nos informa que a pasta ou recurso tem acesso negado (ficamos atados e impossibilitados de prosseguir) restando a sensação de que não mandamos no nosso computador. Mas que pastas são estas que o SO tão zelosamente guarda? São pastas de sistema geralmente (por vezes ocultas) e pastas de utilizadores com contas protegidas. Agora imaginem que o Windows emigrou ou morreu, e querendo salvaguardar as nossas coisas, deparamos que a pasta USERS ou Documents and Settings existe mas está inacessível... resta-nos usar esta aplicação desenvolvida em S.Petersburg que num ápice acaba com os aloquetes ou cadeados mais seguros.
OBS.: cuidado com a tecla DELETE (está muito próxima da tecla UNLOCK)


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Ponto de restauro num clique...

Os pontos de restauro (system restore points) são tarefas ou operações, que visam a salvaguarda ou protecção do Sistema Operativo e/ou aplicações no computador. O Windows por norma faz um ponto de restauro sempre que instala/desinstala software ou actualizações na máquina; o espaço destinado a guardar estas "fotografias" como lhes chamo, pode ser ajustado consoante o tamanho ou espaço livre no HD e até se pode desligar por opção do utilizador. A pasta onde moram estes grandes ficheiros (1 por restauro) está oculta em C:\System Volume Information e podemos limitar o seu tamanho que não deverá exceder 5% do HD (cada file não ultrapassa 100Mb). Se pretendermos "reverter" a máquina para uma data/hora antes de uma anomalia, crash ou instabilidade basta seleccionar o ponto de restauro imediatamente anterior à acção.
 Agora pensem na utilidade desta pequena ferramenta que se leva na pendrive, sem necessidade de instalar nada no computador e que com um clique cria um ponto de restauro (util para o caso da visita correr mal ou ser dia de azar)... O Windows guarda mais ou menos pontos de restauro consoante o espaço atribuído; pode-se eliminar pontos de restauro manualmente (com o CCleaner) ou guardar apenas o ultimo (limpeza do disco / ficheiros de sistema).
Obs.: Esta aplicação activa o restauro de sistema se detectar que está desligado...

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Navegar sob disfarce...

A navegação na web pode ser tão divertida quanto perigosa. Mesmo sem entrar em páginas suspeitas ou "poluídas", estamos um pouco á mercê de objectivos e políticas pouco transparentes. Não pensem portanto que o uso disciplinado e selectivo de páginas credíveis, respeitáveis, limpas, etc. respeita a privacidade e/ou recolha de dados tão importantes aos webmasters. A forma mais eficiente de navegar anonimamente, será a camuflagem da nossa "identidade". Com a aplicação que vos trago hoje, é possivel navegar com uma falsa identidade (o mesmo que viajar com um falso passaporte). O método não é ilegal ou ilícito, desde que no decorrer do seu uso, não se cometam ilegalidades; por exemplo: se fizer um download ilegal com IP falso, comete o mesmo crime com o IP real. Este X-Proxy do Abel Ramon parece-me bom, com muitos proxys á escolha, interface simples, em português e restauro do IP na hora. Obrigatório Microsoft .NET Framework 4 que a aplicação se encarrega de ir buscar. 


sábado, 5 de janeiro de 2013

Parabéns Expresso...

O jornal Expresso comemora amanhã 4 décadas de trabalho, de informação, de cultura e de referência. Nos ultimos 40 anos muita coisa se passou aqui e no estrangeiro, mas para um jornal semanal pouco ficou por registar ou assinalar. Marcado pelo seu estilo e com linha editorial sóbria, o Expresso consegue reunir opiniões, pensamentos e crónicas de todos os quadrantes; o rigor do projecto continua fiel ao seu fundador (que domina bem a área da comunicação social) e cativa os leitores pelo "peso" dos conteúdos. Acompanho-o desde os anos 80 e guardo algumas edições especiais, suplementos e revistas. Ao Expresso e colaboradores ficamos gratos e em dívida pelo que têm desenvolvido.