Com a banalização da internet e acessos wireless, vemos placas em todo o lado a anunciar ligação à Web. Em locais públicos a exploração é regulada por legislação própria, e aproveitada pelos maiores operadores do mercado; são poucos os locais com acessos grátis. Se temos sinal wireless e não o queremos oferecer, barramos os acessos ao router e limitamos o uso a utilizadores autorizados; mas podemos "vender" sinal em casos muitos específicos (eventos, festas, reuniões de trabalho, campos de férias, etc.) bastando para tal duas placas de rede (uma banal 10/100/1000 e uma wireless que funcionará como acess-point). A aplicação que vos trago hoje, liga-se à web pela placa com cabo e partilha sinal pela placa wireless. Os acessos são geridos pela aplicação com login + password e controlo de custos (pré-pagamento) com avisos de consumos e carregamentos. O valor/hora e os registos de utilizadores são configurados na conta de administrador que monitoriza a rede e os créditos/débitos. Pode ser bastante útil em ambiente tipo cyber-café.
Blog básico e simples com a finalidade de apresentar aplicações úteis e sem custos, dar dicas e tópicos para as TIC e, simultaneamente, contribuir para a minha experiência na área da blogosfera. "Longa vida aos que desenvolvem, divulgam e lutam pelo Opensource, freeware e código livre" Bem Hajam... Neste site pode encontrar vestígios de boas práticas, cidadania e alguma cultura...
domingo, 31 de julho de 2011
segunda-feira, 25 de julho de 2011
IBM investe em memória super rápida
A IBM no centro de investigação de Zurique está a desenvolver memórias com capacidade de retenção invulgares e velocidades 100x mais rápidas. Numa altura em que os dispositivos móveis exigem mais e melhor memória, a multinacional investe numa área primordial para o desempenho de equipamentos e aplicações. A tradicional RAM tem os dias contados e esperam que 2016 seja o ano das novidades em chip's de memória para os smartphones (telefones com funcionalidades de mini-computadores). Enquanto se aguarda pelas novidades da big blue verifiquem na imagem a evolução e pontos fracos das actuais memórias.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Alterar MAC Address
O endereço MAC (do termo Media Access Control) é o endereço físico de 48 bits do computador, ou, mais especificamente, da sua placa de rede. Este protocolo é o responsável pelo controlo de acesso de cada estação à rede ETHERNET. Este endereço é o utilizado na camada 2 (Enlace) do modelo OSI. Todas as placas de rede, routers, etc. possuem esta "matrícula" composta por 12 dígitos em linguagem hexadecimal. Os fabricantes atribuem sequências únicas de modo a não existirem duplicados. Está nas etiquetas dos routers, nas motherboards, nas costas das placas de rede, etc. Esta aplicação que vos trago hoje, saiu nestes dias e facilita a vida a muitos utilizadores, clonar endereços ou por questões mais "práticas" iludirem processos de autenticação. Um exemplo: os routers da Zon e Cabovisão autenticam os acessos pelo MAC-Address, alguns softwares verificam a autenticidade pelo endereço MAC e só funcionam se reconhecerem o mesmo.
Obs.: antes de mudarem um endereço MAC guardem o endereço original, é único e vosso, podendo ser necessário reverter.
sábado, 16 de julho de 2011
Controlo de acesso á internet
O acesso à internet é fácil e ilimitado para muitos de nós. Longe vão os tempos em que se contavam os minutos de "torneira aberta" quando o acesso se pagava á hora. Hoje com os acessos permanentes, os routers estão sempre ligados e ninguém se preocupa com o tempo dispensado á navegação. Com o fim das aulas, a maioria dos pais tem as crianças e jovens em casa, e obviamente agarram-se à TV e Internet. Se acham que o acesso deve ter limites (em horários específicos) com tempos e dias autorizados nas "redes sociais" então devem instalar o ISC. Permite adicionar mais redes ás existentes.
Nota: esta aplicação serve igualmente para uma pequena ou média empresa onde existam computadores dedicados ao trabalho.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Recuperar ficheiros de Access
Com os discos portáteis e pendrives, andamos com ficheiros de um lado para outro. Com as ligações USB boas e más, com leituras e escritas ou com o uso constante, acontece por vezes termos ficheiros corrompidos. Se tivermos azar com ficheiros Access (ficheiros de bases de dados) serve esta pequena aplicação para os recuperar. A Recovery Toolbox possui outras ferramentas para recuperar mais ficheiros do universo Microsoft e formatos gráficos. Usem e abusem...
Subscrever:
Mensagens (Atom)