quinta-feira, 30 de junho de 2011

Popureb danifica MBR e inutiliza HD

A Microsoft avisou esta semana que anda por aí um trojan ou rootkit chamado Popureb. Até aqui... podemos nós bem com qualquer trojan, com nome eslavo ou balcânico; o mais perigoso deste trojan é a capacidade de passar despercebido aos anti-vírus e anti-spyware uma vez que se enfia na MBR (pequeno espaço do disco onde se guardam as especificações e informações do HD). O que pode acontecer a seguir: no boot da máquina, a BIOS da motherboard encontra informações ilógicas ou alteradas que provocam o crash ou negação do arranque. Nem formatando nos safamos do "animal" porque precisamos de recuperar a MBR original (esse bocadinho que começa no sector 0 e ocupa apenas 512 bytes). O que sugiro é fazer-se já um backup à nossa MBR do disco de arranque (caso tenhamos mais discos), e em caso de infecção, podermos fazer a reposição ou restauro. Uma ferramenta básica e simples é o MBRtool que permite após a instalação no Windows criar uma disquete (ainda usam?) ou um cd de arranque baseado em FreeDos que pode ler, gravar ou restaurar a MBR do nosso disco rígido. Sugiro que o nome do backup seja lógico ex: Seagate500gbMBR e guardem em 2 localizações diferentes. Sempre que se formatem ou alterem partições deve proceder-se a novo backup.

http://www.diydatarecovery.nl/downloads/MBRtool_Setup.exe

terça-feira, 28 de junho de 2011

Portugal e o FMI

A tão célebre troika do FMI que veio a Portugal negociar a ajuda financeira, firmou com o Governo, oposição (alguma) e parceiros sociais um acordo ou memorando de intenções. Este acordo possui as metas e objectivos que Portugal e os portugueses terão de atingir e suportar. Depois de se  protelar, depois do anuncio dúbio do ex-primeiro ministro e publicação parcial em inglês, vem agora o Banco de Portugal publicar numa tiragem inacreditável de 2000 exemplares, o célebre documento. Porque acho importante e de leitura obrigatória para os portugueses, deixo aqui o link para download. Não seria barato e útil inserir o documento em 2 ou 3 jornais diários?...





sábado, 25 de junho de 2011

File repair... recupera ficheiros com erros.

Acontece muitas vezes, querermos abrir um ficheiro e obtermos "ficheiro inválido" ou "não é possível abrir o ficheiro". Estas situações indicam perda de dados ou erros na conversão de formatos. Apesar de existirem ferramentas próprias para recuperar documentos da família Office, esta aplicação recupera esses e também ficheiros multimédia, ficheiros compactados (os mais afectados) ou PDF's.
Se não conseguir recuperar algum ficheiro, pode enviá-lo por e-mail e aguardar que lho devolvam... recuperado. Pelo programa ou pela recuperação não paga nada... Usem e divulguem as aplicações freeware e se os autores sugerirem uma doação, não vejam o gesto como uma venda ou transacção (por vezes é o incentivo para continuar a programar de borla).



http://www.filerepair1.com/files/file-repair-setup.exe

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Intrabee... um portal empresarial.

A brasileira Intrabee possibilita ás PME's e associações a criação de um portal ou intranet sob a forma de microsite. No fundo parece-se com um site, mas destina-se apenas aos colaboradores de uma empresa ou de um grupo e vedado ao público em geral. O registo é gratuito e possibilita o cadastro de colaboradores, fornecedores e clientes com mural de notícias e avisos. Mediante a criação de utilizadores, podem dividir-se em Administradores, colaboradores, RH, etc.  Podem criar-se tarefas e planear desenvolvimentos com distribuição de competências/responsabilidades por departamento ou pessoa e podem alojar-se álbuns de eventos ou produtos. Os colaboradores podem trocar mensagens de mail interno e podem aceder á conta fora da empresa.  O acesso ao portal faz-se via web e com recurso a password. Simples e profissional, Intrabee pode ser uma boa opção de intranet com a funcionalidade de permitir aos elementos de um grupo, a participação online em conteúdos e informação.  Após a criação da conta, o acesso será algo assim:   http://intrabee.com/aminhaempresa



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Skype by Microsoft

Já é oficial... a Skype foi comprada pela Microsoft, numa operação muito negociada e cara (8,5 biliões de dólares). Esta ferramenta permite comunicar e partilhar ficheiros entre utilizadores/clientes Skype e funciona num modo muito idêntico ao Messenger da Microsoft e outros como Google Talk, Yahoo Messenger ou AIM; a sua principal função é a troca de mensagens. Curiosamente, o Messenger Live possui muitas mais funcionalidades que todos os outros. O agora Microsoft Skype será gerido pelo ex-administrador Tony Bates que responderá pelos 630 milhões de utilizadores e prestará contas directamente a Steve Balmer. Apesar de existir uma versão premium paga, a versão mais usada continua a ser a free e podem descarregar no link abaixo:

http://www.skype.com/go/downloading

domingo, 12 de junho de 2011

Spybot... para limpar e proteger.

Vem isto a propósito de piratas que foram descobertos em Espanha (Anonymous Team) e faziam ataques a sites institucionais, usando computadores alheios (boting), da rede de criminosos romenos que clonavam e usavam falsos cartões (com dados alheios), do ataque á rede informática do FMI, etc. Não faltam notícias de falhas de segurança e uso indevido de dados. Todos ou quase todos, usamos a internet para quase tudo, incluindo o acesso ao homebanking e compras com cartões. Os acessos ao banco com recurso a username e password fixa são perigosos (facilmente se roubam estes dados) e os pagamentos com cartão de crédito podem revelar má prática (dependendo do site que faz o movimento). Existem muitas aplicações para "guardar" e enviar dados de contas e cartões, que mais tarde serão usados ou vendidos; são os keyloggers, que com um simples clique num email recebido a alertar para uma modificação do banco ou a aliciar-vos para um negócio irrecusável de transferência bancária, se alojam na nossa máquina e memorizam números e passwords. A maior parte dos antivirus não os detecta e só alguns browsers nos alertam para os perigos de alguns sites; o Spybot continua a ser uma ferramenta eficaz na detecção e limpeza destes parasitas e outros trojans. Hoje mesmo saiu a versão 2.0 ainda na fase beta mas funcional. Não esquecer a imunização após actualização.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Preview do Windows 8

Pouco falta para o lançamento do Windows 8... a fase beta já rola por aí e podemos ter uma ideia do novo Sistema Operativo da Microsoft. Depois do vídeo, apresentado pela empresa de Redmond, fiquei com a sensação de que algo me é familiar... vejam com atenção e verifiquem se não lembra maçãs, maduras e sumarentas...

sábado, 4 de junho de 2011

Hoje é dia de reflexão em Portugal. A reflexão destina-se ao repouso físico e psicológico após dias intensos de campanha eleitoral, mas essencialmente para tomarmos consciência do acto importante de escolher um partido. Os partidos (maiores), apesar da crise e asfixia económica, lá gastaram mais uns milhões e no dia das eleições mais milhões serão gastos com a logística. Cabe ao eleitor, português, recenseado, com mais de 18 anos exercer um direito, uma obrigação (talvez um sacrifício para alguns) de eleger aqueles que vão tomar rédeas de Portugal. Por muito sentidos e desiludidos com a classe política, cabe-nos usar o boletim de voto com a responsabilidade que o momento exige; os votos nulos e os votos brancos são um desperdício moral e as abstenções (ausências não justificadas) são uma manifestação de desprezo e irresponsabilidade que em alguns países podem ser punidos com multa. Votar é participar na democracia. Não fique em casa... não deixe que outros decidam por si. No resultado eleitoral está o futuro de Portugal.

No link abaixo consulte o seu número e local de voto


sexta-feira, 3 de junho de 2011

ZippyShare... para alojar e/ou partilhar

Caiu-me esta pérola nas "mãos" no dia em que precisei de enviar um backup para o colega Falcão. Podia enviar por CD ou cortar aos bocados (split) e enviar por mail, mas o ideal era passar-lhe o file de 110Mb rapidamente e sem muitas complicações. Com uma simples busca de 2 minutos encontro o ZippyShare, que sem conta ou registo, deixa fazer upload de qualquer formato, sem restrições de download's, sem limites de conta ou espaço e possibilidade de suportar files acima de 200Mb. A interface na web é do mais simples, com uma linha de navegação onde apontamos a localização do nosso file e um botão para upload. Após a transferência, surgirá o endereço público que corresponde ao link para download. Existe a opção de tornar o download privado (com password) e só será apagado se não tiver movimento num período superior a 30 dias. Se não desejarem fazer os upload's via browser, podem recorrer a um utilitário do ZippyShare que no ambiente de trabalho facilita as coisas e divide os files se ultrapassam os 200Mb. Sem filas, sem contadores, sem tretas de limites e sem custos... disfrutem das "prateleiras" do ZippyShare.

directamente em:      http://www.zippyshare.com                             
ou via uploader :