domingo, 28 de novembro de 2010

Falha muito grave no Windows

O "buraco" afecta os sistemas 32/64 bits das versões Vista e 7 assim como versões 2k3 e 2k8 server. A falha atinge o win32k.sys que passa a autorizar a execução de código em qualquer situação, mesmo numa conta restrita. Esta é uma falha considerada muito grave, que dribla o UAC e ainda sem solução da Microsoft. Segundo alguns especialistas, nomeadamente da Sophos, podemos alterar sem grande dificuldade as definições de permissões como exemplifico abaixo:

  • abrir o regedit como administrador
  • HKEY_USERS\[SID of each user account]\EUDC
  • Clique direito em EUDC e escolher permissões
  • Escolher o utilizador a proteger e clicar em Avançadas
  • Escolher Add e clicar no nome da conta seguido de OK
  • Checar as caixas Delete/apagar e Criar/create subkeys
         na coluna Deny/Negar (coluna da direita no quadro central)

P.S. - Antes de qualquer alteração no regedit deve fazer-se uma cópia para local seguro, não vão as janelas emperrarem com a "afinação" no sítio errado...

      

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Apresentações em Flash


As tão populares apresentações (ficheiros com texto, imagens e vídeos) usadas para facilitar a comunicação, e com um toque de originalidade foram banalizadas pelo Powerpoint da Microsoft. De facto, qualquer um que tenha o Office com esta aplicação (ou o OpenOffice) pode criar apresentações com algum dinamismo e criatividade; os trabalhos criados neste formato (*.ppt) vão obrigar a usarmos o Powerpoint ou Presentation. Mas para opções mais trabalhadas e avançadas, com recurso a movimento animado e mais apelativo, usa-se a tecnologia Flash. Existem muitas boas soluções para criar trabalhos em Flash, nomeadamente da Adobe (que apenas oferece o player), ou da antiga Macromedia, mas custam bastante e para uso pessoal quero sugerir uma boa aplicação que além de ser grátis é muito levezinha. Trata-se do Powerbullet... fabuloso software com pouco mais de 2 Mb que permite criar animações em Flash de uma forma simples e intuitiva. Obrigado á DDD na Austrália por nos permitir dar asas á imaginação gastando apenas o tempo de download no link:
http://www.snapfiles.com/php/download.php?id=107381&a=7117318&tag=2749918&loc=2

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Enviar anexos gigantes

Todos sabem da dificuldade "técnica" em enviar anexos grandes. Todos usamos e-mail (várias contas) em fornecedores distintos, e mais coisa menos coisa, todos limitam o envio de anexos. O Hotmail limita a 10Mb, o Sapo limita a 20Mb, o Gmail e Yahoo limitam a 25 Mb, etc. Se precisamos de enviar algo que ultrapasse estes valores, lá temos de cortar e separar, perdendo tempo e paciência. Alguns dirão, usa um serviço de upload! Pois, lá vamos registar e com limites (afinal não queremos pagar) e depois toca a explicar como ir lá buscar, enviar password's, etc e tal. Existe um serviço excelente para acabar com tudo isto... o Filemail nasceu na Noruega e pretende ser uma alternativa às aplicações existentes; Grátis (uso pessoal), sem registos, limitado a 2Gb, e com um interface simples serve perfeitamente para a quase totalidade dos cibernautas. As empresas podem usar a opção premium por $4 /mês com password e limite de ficheiros com 10Gb. Os files são enviados aos destinatários sob a forma de multilink's e autodestroiem-se em 3 dias. Pode ser usado online http://www.filemail.com/pt ou a partir do nosso computador, bastando instalar a aplicação:

sábado, 20 de novembro de 2010

Parabéns Windows...

Se bolo houvesse, teria 25 velas a comemorar o lançamento do Windows 1.0 neste dia no ano de 1985. Depois do relativo sucesso do DOS, a empresa de Redmond apresenta ao mundo por $99.00 um revolucionário software com interface gráfica. O MS-DOS era obrigatório, e a aplicação Windows instalava-se depois, com umas disketes de 360k (single side) para gaudio dos informáticos da altura. Os requisitos suficientes seriam: 320kb de Ram e disco rígido de 20Mb, além do drive de disketes (obrigatório). Se usaram este Sistema Operativo, foram uns felizardos, se não conheciam verifiquem a simplicidade do mesmo no vídeo abaixo...e meditem no post anterior sobre o super-pc chinês; a informática evolui á velocidade da luz.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Tianhe-1 (Made in China)

Tanto se tem falado da China, dos produtos baratos e sem qualidade que inundam as lojas dos próprios e outras, do crescimento da economia sem paralelo, da possibilidade de virem a comprar a nossa dívida, etc. A China, tem um potencial enorme, em matéria de inovação e desenvolvimento; não esqueçamos que possui capacidade nuclear, espacial e bélica quanto baste. Mas o que vos quero mostrar hoje, é o maior computador chinês (e do mundo), constituido por 230 Tb de Ram e "motorizado" por 14300 Xeon's da Intel, com uma capacidade de processamento de 2,5 Petaflop's. Tirando os Xeon's, tudo o resto é chinês, o que já não é novidade (espanta-me que ainda não tenham o seu próprio CPU) e se virmos bem a lista das máquinas mais potentes, no 3º lugar está outro "camarada". Leiam com cuidado e não se baralhem com os zeros. O senhor da foto é o engenheiro responsável pelo Tianhe-1 (nº1 da Via Láctea) que corre Linux nas suas entranhas.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Wikipédia precisa de ajuda...

O projecto Wikipédia, qual enciclopédia global e actualizada, nasceu fruto do trabalho de alguns "carolas" que acreditam no acesso à informação e conhecimento, como resultado da partilha entre todos os que navegam na internet. Experimentem fazer uma busca na Wikipédia sobre um qualquer assunto ou notícia recente e vejam o resultado. Ao contrário dos vulgares motores de busca (Google, Yahoo, etc) que se limitam a apontar links, a Wiki fornece conteúdos e informação sem pedir nada em troca e sem bombardear com publicidades ou scripts comerciais. O projecto cresceu, e os colaboradores em todos os continentes alimentam as bases de dados e conhecimentos, sem pedirem nada em troca. Hoje, Jimmy Wales, fundador e timoneiro deste barco que navega desde 1991 sem cobrar bilhetes, faz um apelo... leiam e decidam o destino da Wikipédia. O valor, mesmo pouco, somado por aí fora, pode fazer a diferença numa ferramenta fabulosa e sempre á mão. Os maiores sucessos ao Jimmy e à nossa Wikipédia. Bem hajam...


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Opera é musica para todos os gostos... (nova v.11)

Leram bem, Opera é um browser dos menos conhecidos, mas presente em todas as plataformas. Compatível com Windows, Mac, Linux, telemóveis (Windows mobile, Symbian e Android) e até para plataformas Nintendo.
Com um motor bastante rápido e seguro é uma boa alternativa ao IE, Chrome ou Safari. Pessoalmente comparo-o ao Firefox (uso ambos). Usado por 140 milhões de utilizadores é uma referência da web, por ser o mais antigo browser nascido na Noruega em 1984 via TelNor. Experimentem e verifiquem diferenças com o browser que usam; os browsers podem usar todos em simultâneo sem problemas nem conflitos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Raio X ao conteúdo do HD

Os raios X fazem hoje 115 anos, e não são novidade para a maioria. São usados em ambiente hospitalar e em ambiente industrial, com a finalidade de detectar fracturas ou corpos estranhos em doses controladas. Na prática, os raios são disparados na direcção desejada, "iluminando" a área que queremos observar, numa fracção de segundo; atrás da área em questão, existe um detector (ou cassete) que guarda a "foto" e posteriormente a envia a um computador, ou passa por máquina de revelar (exactamente como uma foto). Foi na Alemanha, que o físico Wilhem Rontgen descobriu esta radiação após estudos e experiências com descargas eléctricas. Deu-lhe o nome X por ser um novo tipo de radiação, diferente das radiações já conhecidas. A primeira radiografia oficial foi feita na mão da esposa. Hoje aplicam-se em áreas como: ortopedia, trauma, cirurgia, mamografia, TAC, etc. A aplicação que vos apresento hoje, da TDP (Rep.Checa) faz um pouco o que explanei acima; a diferença é que "radiografa" o nosso disco rígido de tal forma, que nos mostra o que existe, em que peso, em que área ocupada, etc. Para usar, basta instalar e depois clicar com a tecla direita do rato no HD ou pasta, seguida de clic em x-ray it .  Fabulosa esta aplicação para percebermos o que afinal tanto enche o nosso disco rigido. P.S. -  O Sol e outros corpos celestes também emitem radiação X. As radiações consoante a intensidade (dose) podem prejudicar a saúde e lesar o corpo humano.

Dedico este post a todos(as) que fazem da radiação X, a sua ocupação como área profissional; tanto na área hospitalar como na área técnica (onde me incluo). 
http://www.tdp.cz/upload/23047008123471923847/xRaySetup-2.2en_lite.exe

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cai a folha e soltam-se os Rootkits...

Já aqui falei em Rootkits, software malicioso que se instala no computador e permite acesso privilegiado a alguém ou alguma máquina. A maior parte dos anti-vírus ignora estas ameaças, que se alojam de maneira muito particular e não se parecem com vírus ou malware comum. O nome rootkit é uma "herança" dos sistemas Unix/Linux que usava/usa "kits" de aplicações ou código, logado com o utilizador "root", que é uma espécie de Administrador no Windows. A intenção é total controlo do sistema operativo, o resultado é aquele que o código/hacker estipular. Para uma busca e eliminação efectiva trago 2 utilitários, o GMER, autêntico cão de caça, reconhecido pelo Anti-Malware Labs e simples quanto baste; e também o finlandês BlackLight com interface cuidada e motor diferente. Ambos se complementam e são executáveis (não requerem instalação). 



terça-feira, 2 de novembro de 2010

CCleaner v.3

Está cá fora a nova release CCleaner da Piriform, com suporte 64 bits, suporte IE9 e Google Chrome. Passa a limpar vestígios de HTML5 e Silverlight. Com interface renovada e novas funções é um excelente produto para limpar, corrigir erros, desinstalar e controlar o boot do Windows. Apesar de existirem mais ferramentas como esta, continua a marcar pela leveza e simplicidade. Se já possui versão antiga, desinstale e apanhe esta: