segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Fim de ano, backup geral...

Passado o Natal, está aí a esbarrar o Ano Novo, e com ele, vida nova...
Tenho por hábito juntar tudo o que diz respeito ao ano velho e "armazenar" tudo bem guardado em pastas de arquivo. Tudo,  inclui obviamente os doc's, os soft's os gift's, os filmes e as músicas. Quando o Ano Novo chega ao meu ambiente de trabalho, está tudo limpo, vazio e arrumado. Acho que é boa prática possuirmos a capacidade de organizar o software e os documentos por temas ou pastas. Uso com frequência um software de backup para salvaguardar em local seguro, todos os itens que quero preservar e posso até criar uma rotina automática. Apresento-vos o CobianBackup do cubano Luís Cobian que merece todas as honras informáticas. Está ao nível dos melhores, explorem-no...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

E-mails de Natal


Se tem destinatários a quem vai desejar "Boas Festas", "Feliz Natal", etc. e está sem imaginação ou paciência para mais uns e-mails com mais do mesmo, então agarre-se a este post e siga o link abaixo. Postais animados, com ou sem música e cheios de imaginação. Boas festas e até depois do Natal.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Proteger documentos, encriptando...

Documentos são documentos, uns mais importantes que outros, uns mais secretos ou sensíveis, ou simplesmente importantes a ponto de os querermos proteger. O facto de termos uma pasta oculta ou uma conta do Windows protegida por palavra-passe, não impede que os nossos documentos possam estar a salvo de acessos indiscretos. Para total segurança, devemos encriptar os ficheiros ou documentos com uma ferramenta de encriptação, que torna o acesso muito complicado a quem não possuir uma chave de autenticação. A aplicação que vos apresento chama-se AxCrypt, é freeware e muito simples de usar. A encriptação é de 128bits, um standard de protecção. O uso, após a instalação, é  tão simples como o clicar direito do rato em cima do documento, e escolher "Encrypt", aplico a password e passo a ter um doc com uma chave sobreposta. Para torná-lo acessível, clic direito, "Decrypt" seguido da password e o documento está na sua forma original. Se envia documentos importantes com dados pessoais, via email por exemplo, use esta ferramenta.


terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Falsos Antivirus

 Coloco hoje este post, dedicado aos falsos antivirus, e ao verdadeiro tormento que nos fazem passar, com anúncios e avisos de falta de segurança, e eventuais problemas de infecção pendentes para solucionar. Após falsos alertas, para "reparar" as falhas tem de pagar $50 para licenciar a treta.
Existem pelo menos uns 30 produtos deste género, aí à mão de semear,  que em vez de serem solução, passam a ser um problema para quem se deixa enganar. São na verdade produtos de empresas de spaming  e spywares camuflados. Se recebe avisos (ícones parecidos com o escudo da MS a piscar junto ao relógio) ou janelas pop-up a massacrar o arranque do computador, então faça correr esta aplicação de desinfecção.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Buscas filtradas no Firefox

Para os que usam o Firefox, 75 milhões no mínimo, existe milhares de widgets que podem revelar-se ferramentas bastante úteis e importantes, mas existe uma que  assinala os "maus sites", ou endereços a evitar quando fazemos uma busca no Google, por exemplo.
Após instalação desta pequena aplicação, ao introduzir palavra ou termo, na janela de busca, a lista apresentada tem um sinal em cada linha/endereço que conforme a cor seja verde ou vermelha, indica se o site é seguro ou não.
O AVG possui uma tecnologia semelhante mas torna as buscas mais lentas. Este pequeno addon pesa alguns kbytes e fica residente no browser, actualizando-se assiduamente.
A navegação passa a ser mais segura, uma vez que sabemos onde não devemos entrar, evitando desta maneira, tretas, spyware e malware.

http://www.mywot.com/download

nota: se usa o IE também já pode ir buscar o addon no link:

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

História do PC (personal computer) 1ª parte

Quando apareceu o 1º computador? 50 anos? 100 anos??? A seguir á descoberta da electricidade?
O computador tal qual o conhecemos, nos dias de hoje é novo, talvez 30 anos. O IBM PC nasceu em 1981 nos EUA e foi a primeira versão comercial e estável.
Mas o primeiro de todos, máquina capaz de dar respostas ou resultados, mediante a introdução de dados (afinal um computador é isso, mediante entradas de dados, computa ou calcula) terá mais de 150 anos. Trata-se da máquina analítica de Charles Babbage, que tendo perto de 8000 peças mecânicas fazia calculos matemáticos. Celebra-se dentro de poucos dias o 200º aniv. do seu nascimento em Londres, cidade ainda sem energia eléctrica quando foi apresentado o engenho. Paralelamente, apresentamos a primeira pessoa a escrever "código" para a dita "engenhoca", a Srª Ada Lovelace, matemática e programadora (a ela se deve o nome da linguagem ADA). Recentemente foi montada a versão II da mesma máquina baseada em projectos e desenhos deixados por Babbage. Deliciem-se com a imagem da máquina e vejam com atenção a frase deixada pelo génio abaixo da sua figura.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Vulnerabilidades em software

Segurança, nunca é demais esperar que o software que usamos, seja util e seguro. Na prática, os maiores e mais conhecidos fabricantes de software são os mais expostos a vulnerabilidades. Desde a Microsoft (descobrem-se falhas todas as semanas) até á Adobe tão popular com o Acrobat e o Flash, passando pelo Java e outros tão populares, todos possuem erros que se forem aproveitados pelo "ciber-crime" podem dar-nos problemas.
Para evitar tal, a Secunia desenvolve esta aplicação freeware para uso pessoal, que analisa e propõe actualizaçãoes e correcções ás nossas aplicações "defeituosas". Este software continua atento mesmo para novas instalações. Aconteceu-me que após instalar o Picasa, o Secunia corrigiu-me um ficheiro.
Nota: Obrigado ao Portal do Cidadão que me sugeriu este software.



http://secunia.com/PSISetup.exe

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Aplicação anti-vírus


Faltava falar de protecção e obviamente dos anti-vírus. Estas aplicações possuem bases de dados com informações sobre milhares de vírus e malware vários. É o caso do Avast que vos trago hoje. Esta é uma opção entre muitas, grátis para uso pessoal, com actualizações diárias e detecção heurística, que o torna na escolha de milhões de utilizadores e de eficiência comprovada. A versão que vos proponho está ainda na fase beta, o que significa "fase quase oficial" e funciona como uma versão final. Após a instalação será sugerido o registo, faça-o e terá resposta via e-mail com uma chave para tornar o software 100% funcional. Existem mais opções grátis e muito boas também: AVG, Avira, Bitdefender e ainda o Microsoft Security Essentials (só para S.O. legalizados).

O download 100.000.000 (está quase) será premiado com viagem e hotel na Rep.Checa mais visita á Avast!


http://download855.avast.com/iavs5x/setup_av_free_por.exe

Se possui licença válida do Windows e/ou faz uso profissional do computador, pode instalar o MSE da Microsoft, que tem mostrado valor e eficiência na detecção e limpeza de "bicharada"

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tratamento de imagens

Quantos já nos deparamos com uma imagem que precisamos de redimensionar e/ou converter para outro formato? Clarear ou escurecer, retirar os olhos vermelhos, etc. Com esta pequena e útil aplicação, podemos manusear as imagens, aplicar filtros e dar-lhe tratamento "extra" sem gastar nada; é um software grátis, desenvolvido por um luso-descendente e com apenas 1,6 Mb (quase cabia numa diskette).
Após a instalação, se quiserem usar em português, devem descompactar e copiar o ficheiro "translationPT"para a a pasta do programa e depois apagar o ficheiro translationENG. Após fechar e abrir, ei-lo na lingua de Camões.
Nota: Não devem comparar com o Photoshop, mas está á altura no essencial e em inúmeras funções...


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Suite Office alternativa e grátis

Trago hoje ao blog uma aplicação que é em tudo igual ao Microsoft Office, com a particularidade de ser completamente grátis e acima de tudo compatível com documentos gerados no Office da MS.
Após a instalação, para não ter problemas com a compatibilidade de extensões, pode nas ferramentas, na opção Guardar, escolher por defeito as extensões originais do MSOffice (doc,xls,ppt)
Se o não fizer, os documentos gerados no Open Office ficam no formato ODT por defeito.