segunda-feira, 30 de abril de 2012

Portagens em dívida nas SCUT's

Uma SCUT era uma espécie de Autoestrada sem o ser verdadeiramente; começaram por ser vias rápidas sem portagens (planeadas e construídas em cima de antigos traçados) e por vezes com espaços bastante exíguos (sem bermas ou áreas de emergência). A ideia era "peregrina" e digna do país de  Kusturica, ao proporcionar faixas de rodagem de boa execução sem custos para o utilizador. Os custos são do Estado que constrói, que paga a uma concessionária para explorar/manter e sem custos para quem lá passa... agora imaginem de onde vem todo este dinheiro se ninguém paga !!! 
É óbvio que pagamos todos (contribuintes portugueses) quer tenhamos carro ou não, e por aqui nascem as primeiras confusões e o principio Utilizador/Pagador. Deve pagar aquele que faz uso ou beneficia do serviço. Agora não há SCUT's mas AE (autoestradas com portagens) e ficaria tudo descansado se os problemas estivessem resolvidos com a natural cobrança de portagem/peaje/peage/toll no fim da via ou do percurso (como em qualquer país desenvolvido). Na verdade, em Portugal funciona um sistema "peregrino" que não existe em nenhum país, com cobrança electrónica através de um dispositivo previamente adquirido. A alternativa é pagar após 5 dias em lojas pay-shop ou estações dos correios. Os estrangeiros podem comprar um dispositivo (27,5€) e fazer carregamentos ou pagar nas longas filas junto ás fronteiras se quiserem ser cumpridores. Não haveria de existir meio de pagamento manual em cabine própria? mesmo que fosse em via paralela ou área de serviço que acumulasse essas funções? Um estrangeiro é obrigado a interpretar sinais que apenas pelo sinal do € alude a pagamento... e anda km's e km's sem perceber como vai pagar...
Este sistema é alvo de todo o tipo de críticas no estrangeiro. A ideia é boa, se não existissem fronteiras e todos os automóveis estivessem equipados com o dispositivo electrónico. Portugal a inovar... 

no link abaixo, com a matrícula da viatura, sabe-se se há cobranças em falta:

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