sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Memória sem fim...

Em meados de Abril, a Intel e a Micron anunciaram que estavam focados na produção das memórias NAND flash de 20nm. Com isso veio a promessa de que os chips seriam 40% menores que os actuais, o que significa uma maior produção, menores custos e menor consumo de energia.
Agora, estas empresas anunciaram que já iniciou o processo de produção em massa de memória de 64GB, usando a tecnologia de 20nm. Além disto, o mais impressionante fica por conta do anúncio que em breve também serão produzidos componentes de 128GB.
Essas novas peças não só duplicam a capacidade dos actuais chips de 64GB, como também irão melhorar a performance. Vendo por outra perspectiva, podemos dizer que hoje a Intel e a Micron podem armazenar 1 Terabit de dados na ponta de um dedo. Para os consumidores, isso irá significar mais espaço nos cartões microSD por um menor preço.
A produção dos componentes de 128GB deve começar em Janeiro de 2012, sendo que até ao fim de Junho, os primeiros cartões de memória com essa capacidade devem ser anunciados. Desta forma, até o fim de 2012, podemos esperar telemóveis e tablets com capacidade enormes de armazenamento, além de uma considerável queda no preço dos cartões. Fantástico...

Sem comentários: