quinta-feira, 22 de abril de 2010

História de vírus e afins... 2ª parte

 1982    Os primeiros vírus para computadores Apple II propagam-se por disquete dentro de um pequeno circulo. O vírus "Elk Cloner" é a primeira praga dos utilizadores "in the wild"  Apple / DOS 3.3 com anúncios invertidos ou falsos e ruídos de cliques. Eles propagam-se através de disquetes, meio quase único de contágio.
No Xerox Alto Research Center Jon Hepps e John Shock programam os primeiros vermes (worms). São utilizados para cálculos distribuídos e propagam-se naturalmente na rede. Através de um erro de programação esta propagação era incontrolável, o que paralisava os computadores após algum tempo.
 1983   Em Novembro Fred Cohen apresentou pela primeira vez num seminário o conceito de vírus. Para a implementação de um primeiro vírus eficaz para UNIX só precisava de 8 horas. Em poucos minutos tinha acesso total a todos os computadores.
 1984   Fred Cohen publica o seu primeiro artigo sobre "Experiências e Vírus informáticos" incorporado em 1986 na sua tese de doutoramento "Computer Viruses - Theory and Experiments". A sua definição justificada matematicamente de um vírus ainda é reconhecida hoje em dia e não abrange o sentido negativo que o termo vírus adquiriu actualmente.
 1985  Outros vírus em liberdade são programas que perturbam o utilizador do computador. É o caso do verdadeiramente maligno cavalo de Tróia Gotcha. Após o arranque do programa EGABTR, que alegadamente permite a reprodução gráfica, os dados são eliminados do disco rígido e no ecrã aparece "Arf, arf, Gotcha".
O programa "Surprise" composto em BASIC fazia com que, com a linha  "kill *.*", todos os ficheiros alcançáveis fossem eliminados. Era mostrada a inscrição "Surprise".

Sem comentários: