terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Sistema de ficheiros e partições

 O que é o sistema de arquivos ou file system? Qual o melhor sistema?  FAT32 ou NTFS?
Já ouviram o termo "file system". Basicamente, o sistema de arquivos funciona como um intermediário entre o disco rígido e os arquivos armazenados no seu computador. 
O disco rígido tem a função de armazenar todos os dados dos documentos do seu PC, contudo, ele por si só não sabe como organizá-los no seu espaço. Nesta altura o sistema de arquivos entra em acção, pois ele dita as regras de organização no disco rígido. Por exemplo, o FAT32 possui uma organização totalmente diferente do NTFS. O NTFS é mais eficiente na gestão de espaço. Além disso, o filesystem também diz como os ficheiros são acedidos no disco, que utilizadores possuem permissão para ler ou alterá-los no computador. Assim, um mesmo documento pode ser armazenado de forma diferente no disco, dependendo do uso em NTFS ou em FAT32. Os sistemas FAT são limitados em lidar com discos grandes.
Como curiosidade, outros sistemas operativos, como o Linux, possuem sistemas de arquivos totalmente diferentes do NTFS e FAT32, como EXT2, EXT3 e ReiserFS, mas não reconhecidos no Windows. 
Verifique nas propriedades do seu disco rígido, que tipo de filesystem está atribuído. Se estiver em FAT32, pode converter sem perder dados, optimizando o espaço e a integridade dos dados.
Abra a janela de comandos, digite   CONVERT C: /fs:ntfs
Mas se precisa de mais "ajustes" como extender o tamanho a partição ou juntar partições (merge) ou até recuperar ficheiros de uma partição apagada sugiro o uso do EASEUS, disponivel abaixo ao preço do costume.
http://www.easeus-software.com/download/epm.zip 

Sem comentários: